Gerdau reconhece fornecedores por práticas em diversidade e inclusão

Foto: Divulgação Gerdau

Em abril, o Programa Inspire Gerdau reconheceu 18 parceiros de sua cadeia de fornecedores que mais se destacaram em avanços em sua demografia, com o aumento do percentual de mulheres, negros e pessoas com deficiência em seus quadros de colaboradores e colaboradoras, e com boas práticas ligadas ao tema. O evento online foi conduzido pela Andrea Schwartz, CEO da igual Diversidade e Inclusão, e contou com a presença do CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, Flavia Souza , Diretora Global de Suprimentos da Gerdau, CEOs, Líderes de RH e profissionais ligados à gestão da diversidade e inclusão das empresas participantes do Programa.

Criado no final de 2020, o Programa Inspire Gerdau tem como objetivo mobilizar e incentivar a cadeia de fornecedores da Gerdau a consolidar as melhores práticas em diversidade e inclusão.  No início de 2022, chegamos ao número de 203 empresas fornecedoras micro e de grande porte que aderiram ao pacto. A intenção é continuar trabalhando para ser uma produtora de aço cada vez mais inclusiva e diversa, além de engajar todo o ecossistema em que está presente.

“É papel das lideranças e das organizações liderar grupos de engajamento e discussão sobre diversidade e inclusão, promovendo a construção de ambientes de trabalho e de negócio com oportunidades iguais para todos e todas,” afirma Gustavo Werneck, diretor-presidente (CEO) da Gerdau.

As empresas participantes do projeto firmaram um pacto com 8 compromissos para a promoção de diversidade e desenvolvimento de um ambiente inclusivo.  “No início do programa, foi medido o estágio em que se encontravam os fornecedores participantes para cada um dos compromissos. Um ano depois, repetimos a mensuração por meio de um censo para avaliar o avanço realizado em 2021, pois já prevíamos que seria possível render frutos. Agora, reconhecemos as 18 empresas que apresentaram as evoluções mais significativas no tema de diversidade e inclusão”, afirma Carla Fabiana Daniel, Líder Global de diversidade e inclusão na Gerdau.

Como resultado do programa, a Gerdau observa um avanço significativo no quadro de profissionais negros (negros e pardos) nas empresas respondentes dos censos de 2021 e 2022, de 38% para 45%, respectivamente, enquanto a participação de profissionais negros em posição de liderança subiu para 26% de 23%. Além disso, registrou-se um aumento de 16% das empresas classificadas no estágio 3 na mesma comparação, o que demonstra uma evolução na maturidade dos fornecedores no que se refere à implementação de políticas e procedimentos e na definição de métricas para mensuração do impacto das ações de Diversidade e Inclusão na geração dede valor para o negócio

A CTG Brasil, fornecedora de energia da Gerdau, está entre as empresas que receberam o reconhecimento este ano. Para a empresa, uma das líderes em geração de energia limpa no país, o sistema de gestão e a capacitação que receberam foram fundamentais para acelerar a estruturação de um programa interno sobre o tema. “O Inspire nos apresentou um modelo estruturado de gestão de Diversidade e Inclusão que nos permite acompanhar o avanço desse tema na empresa ao longo do tempo. Sem dúvida isso acelerou ainda mais a agenda aqui na empresa”, explica Salete da Hora, Diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade na CTG Brasil.