O Ministro da Economia e Energia da Baviera, Hubert Aiwanger, prometeu investimentos no futuro da economia bávara, especialmente considerando a retomada crescente no mercado de trabalho. Após a reunião do Conselho de Ministros, o Ministro de Estado anunciou o financiamento inicial de 30 milhões de euros para o Centro Life Science Hub, em Martinsried. Além disso, 33 milhões de euros já estão liberados para a Rede de Produção de Inteligência Artificial (IA) (KI-Produktionsnetzwerk), em Augsburg. Criada para projetos de pesquisa colaborativa e melhorias na infraestrutura de pesquisa, a rede já conta com mais um investimento planejado de mais de 13 milhões de euros.
Segundo Aiwanger, a Baviera está estabelecendo o rumo político e econômico para o futuro, ainda que ajam muitas incertezas internacionais que podem impactar planos. “Estamos nos concentrando na liderança tecnológica, no crescimento sustentável e em empregos seguros para o futuro. Hoje foram publicados novos números do mercado de trabalho para o mês de abril que mostram uma mensagem clara. No Estado Livre, a taxa de desemprego é de 2,9%, enquanto a média nacional é de 5,0%. Isto também é um resultado dos investimentos no futuro”, disse.
O novo Centro Life Science Hub deve se tornar o local chave da Sociedade Max Planck (Max-Planck-Gesellschaft), organização independente alemã de pesquisa científica sem fins lucrativos. Os fundos serão utilizados para avaliações de especialistas, propostas, pesquisas e preparativos para o fornecimento de energia para todo o campus.
Aiwanger: “O Centro Life Science Hub é uma grande oportunidade para a Baviera por ser um local para ciência, negócios e startups. A pandemia tem demonstrado o enorme potencial oferecido pelas tecnologias modernas na área Life Science. Adicionalmente, diversos projetos para combater a COVID-19 também foram desenvolvidos no centro de pesquisa em Martinsried. No futuro, avanços fundamentais para a compreensão da vida serão possíveis graças ao apoio da Baviera.”
Já a Rede de Produção de IA, iniciada no outono de 2020, busca avançar a aplicação da inteligência artificial no setor de manufatura na região econômica de Augsburg. O governo do estado da Baviera apoiará este projeto com um total de 92 milhões de euros até 2025. Com esse fundo, o networking dos atores regionais da ciência e da pesquisa, bem como da indústria e das pequenas e médias empresas aumentou visivelmente.
Além disso, outros projetos do Ministério da Economia da Baviera para fortalecer a transferência de tecnologia para a indústria começaram com sucesso: foi prometido um financiamento de mais de 17 milhões de euros para mais de 20 projetos de pesquisa. Nos projetos, as empresas cooperam com as instituições de pesquisa.
O Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Fundição, Composição e Processamento (Fraunhofer ICGV) é uma das instituições que está sendo financiada pelo Estado Livre com 8 milhões de euros, bem como o Centro de Tecnologia de Produção com Materiais Leves da Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt (DLR).
“Lançamos um programa para o futuro de Augsburg e estamos constantemente implementando investimentos em negócios e ciência no local. A região, que tem tido perdas estruturais de empregos nos últimos anos, está construindo uma nova perspectiva econômica através de nossos investimentos. O pacote também inclui 4 milhões de euros em financiamento para o desenvolvimento de um caminhão a célula de combustível movido a hidrogênio”, finaliza Aiwanger.
O realinhamento do campus de Life Science Martinsried e o desenvolvimento da Rede de Produção de IA são parte da agenda de alta tecnologia do governo estadual.