No dia 31 de agosto, o Presidente da Diretoria da empresa bávara BMW AG, Oliver Zipse e o Membro da Diretoria e Responsável pelo Desenvolvimento, Frank Weber, se reuniram para inaugurar a produção de células a combustível no centro de competência de hidrogênio da empresa, em Munique. A razão para este projeto foi a série de carros a hidrogênio BMW iX5 Hydrogen, que será lançada no mercado internacional a partir do final deste ano para fins de testes e apresentações. A combinação de célula de combustível e bateria de alto desempenho foi desenvolvida para enriquecer o portfólio da empresa, acrescentando um sistema especial de acionamento para o segmento. O Grupo BMW usa essa tecnologia com o objetivo de alcançar uma transição mais diversificada para a mobilidade de emissão zero.
“O hidrogênio é uma fonte energética versátil e tem um papel fundamental no caminho para a neutralidade climática. Continuará ganhando importância especialmente no respeito à mobilidade pessoal. Pensamos que os veículos movidos a hidrogênio são ideais para complementar os veículos elétricos e completar o quadro da mobilidade elétrica”, disse Zipse. “Iniciamos agora a produção em pequena escala de células de combustível e, assim, estamos demonstrando a maturidade técnica desse sistema de acionamento, destacando seu potencial para o futuro.”
“Muitos anos de pesquisa e desenvolvimento nos permitiram obter o máximo conhecimento da tecnologia do hidrogênio”, acrescentou Weber. “Conseguimos mais do que duplicar a produção de células a combustível de segunda geração usadas no BMW iX5 Hidrogen, enquanto o peso e o tamanho diminuíram drasticamente.”
Graças a estes avanços, o Grupo BMW lidera o desenvolvimento da tecnologia de hidrogênio e o considera como uma grande promessa para sua próxima geração de veículos.
A produção de sistemas de células a combustível será iniciada em Munique
Nas células de combustível ocorre uma reação química entre o hidrogênio dos tanques e o oxigênio do ar. Mantendo um fornecimento constante de ambos os elementos à membrana da célula é de importância crucial para a eficiência do sistema. Além dos equivalentes tecnológicos encontradas em motores à combustão, tais como resfriadores de ar, filtros de ar, unidades de controle e sensores, o Grupo BMW também desenvolveu componentes especiais de hidrogênio para seu novo sistema de célula de combustível. Estes incluem o compressor de alta velocidade com uma turbina e uma bomba de refrigeração de alta voltagem.
O Grupo BMW obtém da Toyota Motor Corporation as células de combustível individuais necessárias para a fabricação do BMW iX5 Hydrogen. As duas empresas mantêm uma parceria há muitos anos e colaboram no desenvolvimento de sistemas de acionamento de células a combustível desde 2013. Os sistemas de células a combustível são fabricados em duas etapas principais. As células de combustível individuais são primeiramente montadas em uma pilha. A etapa seguinte envolve a montagem de todos os outros componentes para produzir o sistema completo.
A primeira etapa é um processo totalmente automatizado. Depois da inspeção, a pilha é comprimida por uma máquina com uma força de cinco toneladas e colocada em um armazém. O armazém é fabricado na fundição de metais leves na cidade de Landshut, utilizando uma técnica de fundição em areia. Durante esse processo, um alumínio fundido é vertido em um molde feito de areia compactada misturada com resina em um processo especialmente projetado para este veículo de pequena série. A placa de pressão, que fornece hidrogênio e oxigênio para a pilha de células combustíveis, é feita de peças plásticas fundidas e peças fundidas de liga leve, também da fábrica Landshut. A placa de pressão forma uma vedação estanque ao gás e à água ao redor da carcaça da pilha.
A montagem final da pilha de células combustíveis inclui um teste de tensão junto com testes extensivos da reação química dentro das células. Finalmente, todos os diferentes componentes são montados juntos na área de montagem para produzir o sistema completo. Durante esta etapa de montagem do sistema, outros componentes são montados, tais como o compressor, o ânodo e o cátodo, a bomba de refrigeração de alta tensão e o feixe de fios.