Grupo Lufthansa adere à iniciativa global First Movers Coalition para tornar o voo mais sustentável

Foto: Divulgação Lufthansa

O Grupo Lufthansa está liderando a transformação da indústria da aviação com o objetivo de tornar o voo mais sustentável. Em março, o Grupo Lufthansa se tornou o primeiro grupo aéreo europeu a aderir ao First Movers Coalition (FMC), iniciativa global liderada pelo Fórum Econômico Mundial e pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Desde seu lançamento, na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP) 26 em 2021, o FMC tem reunido países e empresas em todo o mundo para promover conjuntamente o desenvolvimento e a implantação de tecnologias sustentáveis do futuro.

Ao se juntar ao First Movers Coalition, o Grupo Lufthansa se compromete com o uso de tecnologias de combustível e propulsão aérea inovadoras e de última geração. Afirma sua ambição de avançar ainda mais o futuro do voo em conjunto com parceiros do mundo inteiro através da inovação e do know-how técnico. Neste contexto, o Grupo Lufthansa compromete-se a cobrir pelo menos 5% de suas necessidades de combustível com combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) até 2030.

“Temos orgulho de ser o primeiro grupo aéreo europeu a aderir ao First Movers Coalition“, disse Christina Foerster, membro do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG. “Isto sustenta nosso compromisso de impulsionar o desenvolvimento, a introdução no mercado e o uso do SAF”. O SAF é um elemento central do nosso roteiro de redução CO₂ até 2030, que foi validado pela iniciativa independente Science Based Targets (SBTi).

O Grupo Lufthansa estabeleceu para si mesmo metas ambiciosas de proteção climática e pretende alcançar um equilíbrio neutro CO₂ até 2050. Já em 2030, o Grupo Lufthansa quer reduzir pela metade suas emissões líquidas CO₂ em relação a 2019 através de medidas de redução e compensação. O roteiro de redução até 2030 foi validado pela Science Based Targets em agosto de 2022. O Grupo Lufthansa foi o primeiro grupo aéreo na Europa com uma meta de redução baseada na ciência CO₂ em linha com as metas do Acordo Climático de Paris de 2015. Para uma proteção efetiva do clima, o Grupo Lufthansa está se concentrando especialmente na modernização acelerada da frota, no uso do SAF, na otimização contínua das operações de vôo, e oferece para seus viajantes particulares e clientes corporativos a possibilidade de tornar um vôo ou o transporte de carga mais sustentável. Além disso, o Grupo Lufthansa vem apoiando ativamente a pesquisa climática e meteorológica global há muitos anos.