O Grupo Lufthansa e o Grupo HCS assinaram uma Carta de Intenções para estabelecer uma parceria na produção e fornecimento de Combustível de Aviação Sustentável (SAF, na sigla em inglês). A partir do início de 2026, o Grupo HCS poderá fornecer ao Grupo Lufthansa SAF produzido com a chamada tecnologia Alcohol-to-Jet (AtJ). O SAF, feito a partir de resíduos biogénicos da agricultura e da silvicultura, será produzido na unidade de produção do Grupo HCS em Speyer, operada pela Haltermann Carless. O SAF é um elemento-chave para um voo mais sustentável e, por conseguinte, para a descarbonização da aviação.
Com o seu envolvimento no Grupo HCS, o Grupo Lufthansa pode apoiar a SAF “Made in Germany”, em conformidade com a diretiva europeia relativa às energias renováveis RED II. O local de produção tem uma localização logística favorável perto do centro de Frankfurt do Grupo Lufthansa. O Grupo HCS oferece soluções sustentáveis de hidrocarbonetos aos seus clientes. Com o volume de produção inicial planeado de 60.000 toneladas métricas de SAF por ano, a empresa química pretende tornar-se o primeiro produtor em grande escala de SAF biogénico na Alemanha.
A convenção de parceria com o HCS Group sustenta o objetivo do Grupo Lufthansa de impulsionar a expansão do mercado e a utilização de combustíveis sustentáveis para a aviação como elemento central da sua estratégia de sustentabilidade. Atualmente, o Grupo Lufthansa é um dos cinco maiores clientes de SAF a nível mundial e está a investir até 250 milhões de dólares na aquisição de SAF para os próximos anos. Além disso, o Grupo Lufthansa está trabalhando em diversos projetos em todo o mundo para aumentar a disponibilidade de SAF e está examinando outras opções para acordos de compra a longo prazo.
SAF – o combustível sustentável para a aviação
Combustível de aviação sustentável (SAF) é o termo genérico para todos os combustíveis de aviação que são produzidos sem a utilização de matérias-primas fósseis, como o petróleo bruto, e que também cumprem critérios de sustentabilidade. Existem vários processos para a produção de SAF – tanto com matérias-primas biogénicas como não biogénicas.
A atual SAF é produzida principalmente a partir de materiais residuais biogénicos, como o óleo alimentar usado. Como solução “drop-in”, é misturado com querosene convencional antes de ser transportado para o aeroporto. A taxa máxima de mistura de SAF permitida pela especificação do combustível é atualmente de 50%. Na sua forma pura, o SAF proveniente de resíduos biogénicos pode reduzir as emissões de CO2 até 80% em comparação com o querosene convencional.
O Grupo Lufthansa está envolvido na investigação de SAF há muitos anos, construiu uma extensa rede de parceiros e está impulsionando a introdução da próxima geração de Combustíveis Sustentáveis para a Aviação, em particular. É dada especial atenção aos SAF baseados em materiais residuais, energia elétrica renovável , bem como à investigação sobre a utilização direta da luz solar para a síntese de combustível.