Grupo Lufthansa investe em tecnologia de captura direta do ar

Foto: Divulgação Lufthansa

O Grupo Lufthansa começou a explorar a tecnologia de captura direta do ar (DACCS, em inglês) em uma fase inicial, e hoje entende a solução como um instrumento complementar na sua estratégia de sustentabilidade.

A captura direta do ar é uma tecnologia de alto potencial que envolve a filtragem de emissões de CO2 diretamente do ar usando ventiladores de alta potência. Uma vez removido do ar, o CO2 é armazenado nas profundezas do subsolo em formações geológicas salinas.

O Grupo Lufthansa assinou um contrato com a Airbus para a pré-compra de créditos verificados e duráveis ​​de remoção de 40.000 toneladas de CO2 . Os créditos de remoção de carbono serão emitidos pela Airbus através do seu serviço ACCO (Airbus Carbon Capture Offer). Os certificados estarão disponíveis a partir de 2026 e foi acordada uma compra anual de créditos de remoção de carbono de 10.000 toneladas de CO2 por quatro anos.

“O Grupo Lufthansa está fortemente empenhado em tornar o transporte aéreo mais sustentável e em alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2050. Isto inclui investimentos de milhares de milhões de euros na modernização contínua da frota e o nosso forte compromisso com combustíveis de aviação sustentáveis. Soluções técnicas de remoção de CO2 , como processos de captura e armazenamento de carbono, desempenharão um papel complementar na consecução dos nossos objetivos de descarbonização”, afirma Caroline Drischel, Chefe de Responsabilidade Corporativa do Grupo Lufthansa.

“O Grupo Lufthansa foi uma das primeiras empresas de aviação a trabalhar com a Airbus para explorar o potencial das soluções diretas de captura e armazenamento de carbono no ar”, afirma Nicolas Chrétien, Chefe de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Airbus. “À medida que a indústria da aviação avança no sentido de emissões líquidas zero de CO2 até 2050, a remoção de carbono desempenhará um papel importante na resolução das emissões restantes. Estamos muito satisfeitos por dar um passo adiante com o Grupo Lufthansa e manter o impulso para tornar as viagens aéreas descarbonizadas uma realidade”.