Cada gota conta: Uma trajetória de voo otimizada economiza combustível e reduz as emissões de CO2. Com a instalação padrão de uma nova e inovadora tecnologia para transmissão de informações de perfil de voo em suas novas aeronaves A320neo/A321neo, o Grupo Lufthansa visa melhorar ainda mais a gestão do espaço aéreo na Europa, evitar desvios desnecessários e, assim, voar de forma mais sustentável. A partir de 2024, o Grupo Lufthansa receberá mais de 65 aeronaves Airbus A320neo/A321neo sob encomenda – equipadas com a nova tecnologia de informações de perfil de voo ADS-C EPP (Automatic Dependent Surveillance – Contract Extended Projected Profile, em inglês). Como pioneiro, o grupo de companhias aéreas está investindo na nova tecnologia em um estágio inicial e promovendo sua introdução o mais rápido possível em toda a Europa. A partir de 2028, a nova tecnologia deve ser instalada como padrão em todas as novas aeronaves e sistemas terrestres ATC na UE.
A nova tecnologia para transmissão de informações de trajetória de voo em tempo real irá no futuro automaticamente transmitir informações de trajetórias de voo em 4D geradas pelo sistema de gerenciamento de voo da aeronave para o controle de tráfego aéreo a qualquer momento. Essa chamada trajetória de voo 4D descreve o curso posterior de um voo nas três dimensões espaciais (comprimento, largura, altura), bem como no tempo como a quarta dimensão. Com base nas informações mais precisas sobre a trajetória de voo de uma aeronave, o controle de tráfego aéreo pode controlar o espaço aéreo com mais eficiência e otimizar as rotas da aeronave.
“Quando se trata de usar novas tecnologias para voos mais sustentáveis, o Grupo Lufthansa desempenha um papel pioneiro. É por isso que tomamos uma decisão consciente de usar a nova tecnologia para transmitir informações de trajetória de voo em tempo real como padrão em nosso novo Airbus A320neo /A321neo já em 2024. Isso permitirá que nossos pilotos voem com ainda mais eficiência nos primeiros voos na Europa já no próximo ano, reduzindo assim as emissões de CO2”, disse o Dr. Detlef Kayser, Membro do Conselho Executivo do Grupo Lufthansa responsável por Frota e Tecnologia.
Importante contribuição para a modernização do espaço aéreo da UE
A transmissão automatizada de informações sobre trajetórias de voo está contribuindo para a modernização do espaço aéreo da UE. As novas aeronaves do Grupo Lufthansa equipadas com ADS-C EPP inicialmente poderão usar a nova tecnologia no espaço aéreo de Maastricht (MUAC), que é o primeiro espaço aéreo da Europa a atender a todos os requisitos. O Grupo Lufthansa está trabalhando em conjunto com outros provedores de serviços de navegação aérea para garantir que seja possível voar com ainda mais economia de combustível em um número crescente de espaços aéreos europeus o mais rápido possível. A nova tecnologia está atualmente certificada para aeronaves da família Airbus A320 e Airbus A330neo.
Grupo Lufthansa persegue metas ambiciosas de sustentabilidade
O Grupo Lufthansa estabeleceu metas ambiciosas de proteção climática e visa atingir um equilíbrio neutro de CO₂ até 2050. Até 2030, o Grupo Lufthansa quer reduzir pela metade suas emissões líquidas de CO₂ em comparação com 2019 por meio de medidas de redução e compensação. A meta de redução até 2030 foi validada em agosto de 2022 pela iniciativa independente Science Based Targets (SBTi). Para uma proteção climática efetiva, o Grupo Lufthansa está focando em particular na modernização acelerada da frota, no uso de SAF, na otimização contínua das operações de voo e em ofertas para seus viajantes particulares e clientes corporativos para tornar um voo ou transporte de carga mais sustentável. Além disso, o Grupo Lufthansa tem apoiado ativamente pesquisas climáticas e meteorológicas globais por muitos anos.