Grupo Rhenus e Uzbekistan Railway: expansão de terminais no Uzbequistão

Foto: Divulgação Grupo Rhenus

O Grupo Rhenus está aumentando suas operações no Uzbequistão. A empresa global de logística assinou um memorando de entendimentos com a Uzbekistan Railway. Os parceiros irão operar e expandir terminais combinados em Andijã e Samarqanda.

O memorando entre a Rhenus e Uzbekistan Railway fará os parceiros trabalharem mais de perto no desenvolvimento de instalações de transbordo existentes no Uzbequistão. O memorando foi assinado na presença do Ministro de Transporte Ilhom Makhamov. 

No acordo, dois consórcios serão estabelecidos entre a Rhenus e a Uztemiryulkonteyner, uma subsidiária da Uzbekistan Railway. Os parceiros também concordaram em abordar medidas estratégicas para expandir a capacidade e aumentar o tráfego ferroviário de mercadorias na República do Uzbequistão. 

“Essa parceria estratégica com o Uzbekistan Railway abre um novo capítulo na presença de quase 30 anos da Rhenus na Ásia Central, uma região que abriga por volta de 94 milhões de pessoas. Nos próximos anos, nós esperamos um aumento na demanda para o transporte de produtos em containers e de commodities que conectamos com a rede de transporte da Europa.” comentou Tobias Bartz, CEO e Presidente do Grupo Rhenus. 

O Uzbequistão é de longe o país mais populoso da Ásia Central com mais de 35 milhões de residentes. O país está também em um momento de robusto crescimento econômico. Dentro da Ásia Central, o Uzbequistão é uma ponte essencial entre a China, Turquia e a Europa. Além das operações no Uzbequistão, o Grupo Rhenus tem suas próprias empresas nos países vizinhos do Cazaquistão, no sul do Cáucaso e da região da Ásia Pacífico. 

“Investir em capacidade de transbordo de mercadorias nas regiões de economia emergente do Vale de Fergana e Samarqanda irão permitir que nós e nosso parceiro alcancemos mais projetos de transporte de longo termo.” adicionou Heinrich Kerstgens, Diretor do projeto e Diretor do Conselho de Projetos do Grupo Rhenus, durante a assinatura do memorando em Berlim.