Grupo STIHL gera mais de 5 bilhões de euros em receitas

Foto: Divulgação STIHL

O Grupo STIHL alcançou receitas recorde de 5,06 bilhões de euros em 2021, o que equivale a um aumento anual de 10,4%. Excluindo os efeitos cambiais, as receitas teriam aumentado 12,3%. O Grupo, cuja sede se situa em Waiblingen, Alemanha, gerou 90% das suas receitas de vendas no estrangeiro. “Excedemos as nossas próprias expectativas em 2021”, disse Michael Traub, o Presidente do Conselho Executivo da STIHL, na coletiva de imprensa que apresentou os resultados anuais da empresa, realizada em 26 de abril de 2022. “Não só atingimos novos recordes em termos de vendas e produção, como também excedemos a marca dos 5 bilhões de euros de receitas pela primeira vez em 96 anos de história, apesar das circunstâncias extremamente difíceis”.

Embora a ruptura global das cadeias de abastecimento e a grave escassez de materiais, capacidade, e de pessoal tenham tido um impacto significativo na situação de abastecimento do mercado, a STIHL ainda conseguiu manter a sua produção a toda a velocidade graças a um planejamento proativo, permitindo-lhe continuar fornecedor aos seus clientes produtos STIHL da melhor forma possível. “Os novos recordes que alcançamos em termos de receitas, vendas, e produção em 2021 são uma prova do desempenho de toda a equipe da STIHL e da enorme dedicação e flexibilidade demonstradas pela nossa força de trabalho”, acrescentou Traub. “Eles tornaram o impossível possível”. O número de colaboradores do Grupo também se encontra a um nível recorde. Em 31 de dezembro de 2021, o Grupo STIHL tinha 20.094 empregados em todo o mundo, o que equivale a um crescimento de 1,4% em comparação com o ano anterior.

Crescimento em todos os mercados – com destaque para alta demanda dos produtos de jardinagem

A tendência de jardinagem e faça-você-mesmo – com consumidores que visam criar uma sensação de bem-estar em casa e a compra de produtos de jardinagem de alto nível – continuou em 2021. Muitos clientes, particularmente na Europa Ocidental e América do Norte, exploram abordagens inteiramente novas para embelezar os seus espaços verdes. Como resultado, foi grande a procura de produtos de alta qualidade e de fácil utilização que aumentam a sensação de bem-estar nas casas e jardins das pessoas.

Muitas inovações de produtos e condições meteorológicas favoráveis reforçaram as vendas em outros lugares do mundo. A procura de produtos de consumo e profissionais aumentou em todas as regiões. A tendência para ferramentas a bateria continuou no ano passado, particularmente no segmento dos bens de consumo nos países industrializados ocidentais.

No entanto, a procura entre os usuários profissionais de ferramentas a bateria de alto desempenho também aumentou. A procura de produtos a gasolina da STIHL também se manteve alta e as vendas aumentam ano após ano neste segmento. “Estes números mostram claramente que os nossos clientes continuam considerando ambas tecnologias como relevantes e importantes”, disse Traub. “É por isso que continuaremos a investir muito no segmento de produtos a bateria, olhando para o futuro, sem comprometer o nosso negócio de ferramentas movidas a combustão.”

Em muitos mercados, a STIHL teria sido capaz de vender mais ferramentas sob melhores condições de cadeia de fornecimento global. A produção em todos os locais do mundo atuou em seu limite para satisfazer a forte demanda global. “Estamos fazendo tudo ao nosso alcance para garantir que os nossos clientes continuem a ser abastecidos com os nossos produtos. No entanto, não é possível prever com segurança a disponibilidade dos produtos à luz dos acontecimentos atuais. Os problemas causados pela tensão existente na cadeia de fornecimento estão sendo acentuados em função do conflito na Ucrânia”, finalizou Traub.