Grupo TRATON recebe prêmio por desenvolvimento de talentos


O Grupo TRATON foi homenageado com o prêmio “EFMD Excellence in Practice (EiP)” (https://efmdglobal.org/EIP) pelo desenvolvimento e a execução do melhor programa de desenvolvimento de talentos. O prêmio global reconhece parcerias cliente-fornecedor de destaque e impactantes nas áreas de Desenvolvimento de Liderança, Profissional, Talento e Organizacional. O Grupo TRATON recebeu o Prêmio GOLD por seu Programa de Excelência na Gestão, que se provou capaz de mudar o comportamento dos participantes e gerar resultados de negócios claros. O júri da EFMD apreciou o programa de Excelência na Gestão da TRATON e o quão rápido ele se adaptou às novas circunstâncias acarretadas pela pandemia.

A Excelência na Gestão reúne todos os anos 20 participantes de todas as marcas do Grupo TRATON (Scania, MAN, VWCO e RIO, além dos colaboradores da própria TRATON) e de seu parceiro de aliança Navistar para adquirir e aplicar habilidades gerenciais essenciais e promover uma mentalidade empreendedora e disruptiva. Ela também oferece uma oportunidade única para “trocas de empregos” e “acompanhamento de empregos” com participantes de outras marcas e departamentos para aprender uns com os outros. “Reunir talentos das diferentes marcas do GRUPO TRATON em programas comuns cria o espírito de fazer parte de algo maior. Isso motiva os participantes a alcançar a meta comum de transformar a indústria do transporte”, disseram a gerente executiva Fernanda Simão e a coordenadora Emilene Straioto, da área de Qualificação e Desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Por que o Grupo TRATON conquistou o primeiro lugar na categoria Desenvolvimento de Talentos? Marianne Ekstedt, chefe de Gestão de Talentos da TRATON, destaca a forte colaboração entre as marcas do Grupo e a rápida adaptação dos parceiros de aprendizagem ESMT e Mindset, que permitiram que os programas de desenvolvimento de talentos continuassem ocorrendo on-line desde o início do lockdown. A jornada de aprendizagem dos talentos teve que ser organizada remotamente. “Mudamos as sessões de entrada com base em quanto nossos participantes podem apreender on-line em um determinado momento e nos certificamos de atribuir tarefas regularmente que poderiam ser aplicadas e testadas no trabalho diário dos participantes”, comenta. “Os Programas de Talentos do Grupo TRATON estão sendo desenvolvidos em conjunto por uma equipe entre marcas. Este prêmio pertence a todos os colegas da marca e a nossos parceiros de aprendizagem ESMT e Mindset por nossos esforços conjuntos”.  

Ao longo de vários anos, o Grupo TRATON construiu uma estratégia de desenvolvimento de talentos que identifica e desenvolve funcionários de alto potencial em todos os níveis dentro do Grupo. Os grupos alvo para os programas vão dos trainees graduados até os executivos do Grupo. “Devido a termos desenvolvido os programas juntos, as culturas das diferentes marcas têm um papel, o que reforça o valor dos programas”, explicam Mats Alvér e Ann Gummeson, da Scania Academy. A diversidade das marcas da TRATON oferece uma oportunidade única de aprender uns com os outros e trazer diferentes perspectivas e formas de trabalhar em ação. “Os Programas de Talentos estão melhorando significativamente a cooperação entre marcas nos projetos comuns”, confirmam Monika Schmidt e Ingrid Zikeli da MAN Academy.

“Nos sentimos felizes e orgulhosos por fazer parte desta fantástica iniciativa. Trabalhar junto com a equipe do programa entre marcas da TRATON tem sido um exercício de verdadeira colaboração, no qual construir relacionamentos de confiança, alinhar objetivos comuns e resolver desafios juntos tem sido a receita para o sucesso”, dizem os parceiros da TRATON Christoph Burger (ESMT Berlim) e Edward Boon (Mindset).