Grupo Voith e Fundação Hanns Voith investem em voluntariado de colaboradores da América do Sul

Foto: Divulgação Voith

O comprometimento social de colaboradores da Voith na América do Sul destacou a presença da região entre os projetos selecionados pelo programa global #VoithCares. Seis iniciativas – quatro do Brasil e duas da Colômbia – estão entre as 50 aprovadas e receberão, cada uma, 1.000 euros destinados conjuntamente pelo Grupo Voith e pela Fundação Hanns Voith, neste ano fiscal 2022/2023.

Ao todo, o programa #VoithCares recebeu nesta primeira edição cerca de 100 inscrições, realizadas por integrantes de suas divisões de negócios, que abraçam as causas promovidas. Lançado em 2022, o programa #VoithCares contribuirá com 50 ações promovidas ao redor do planeta todos os anos.

Para obter o financiamento, os projetos devem estar alinhados ao DNA da Voith, com foco em “desenvolver tecnologias sustentáveis para as gerações futuras”, e voltados para quatro grandes temas: digitalização, descarbonização, tecnologia/inovação e/ou iniciativas sociais.

Além disso, são considerados projetos orientados pelo propósito de beneficiar crianças, adolescentes, jovens adultos ou pessoas socialmente desfavorecidas. 

“Ajudar a fortalecer e a expandir atividades dentro das comunidades nas quais voithianas e voithianos interagem como voluntários é parte da nossa missão. Temos muito orgulho da atuação social de nossos colaboradores”, comenta Cibele Barbará, Presidente da Fundação Voith Brasil.

Projetos na América do Sul apoiado pelo programa #VoithCares no ano fiscal 2022/2023

Brasil – Biblioteca Infantil do Lar Creche Wilson de Oliveira – Os recursos doados pelo programa #VoithCares ajudarão a equipar a Biblioteca Infantil das novas instalações do Lar Creche Wilson de Oliveira, na cidade de Jundiaí (SP). A construção da sede própria da instituição, finalizada em 2022, ampliará o suporte a crianças de dois a seis anos em risco de vulnerabilidade social, que lá são assistidas educacional e socialmente de forma gratuita.

Brasil – Centro de Excelência em Primeira Infância – Desenvolvido na zona sul da cidade de São Paulo, o projeto do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário contribui para a eliminação da mortalidade infantil e materna, e o cuidado integral de gestantes, mães e bebês, com o objetivo de transformar os vínculos das famílias com a comunidade em que vivem.

Brasil – Curso para Gestantes em Situação de Vulnerabilidade Social – O apoio financeiro do programa #VoithCares possibilitará o aumento do número de vagas no curso e na distribuição de enxovais para bebês para as gestantes que o frequentam, organizado pelo Lar Meimei na cidade de São Paulo (SP). Durante a atividade, jovens grávidas em situação de vulnerabilidade social recebem apoio e informações por meio de palestras multidisciplinares.

Brasil – Música no Bairro – O projeto oferece aulas de musicalização infantil, flauta-doce, instrumentos de metais e canto em coral a crianças e adolescentes da comunidade do município de Almirante Tamandaré (PR). Essa é uma das ações que a organização Dorcas conduz desde 1996 para acolher, em sua sede no bairro do Bonfim, o público local de quatro a 18 anos em situação de vulnerabilidade durante o contraturno escolar.

Colômbia – Casa Hogar de Niños Felices – Apoios como o destinado pelo programa #VoithCares a esse projeto em Bogotá asseguram a assistência a crianças e adolescentes entre sete e 18 anos, vítimas de abusos ou com direitos ameaçados, que se encontram em lares temporários administrados pela Congregación de Religiosos Terciarios Capuchinos de Nuestra Señora de los Dolores.

Colômbia – Copa Manglar – O aporte da Voith financiou a criação de um campeonato de futebol, idealizado para dar ainda mais visibilidade ao projeto que a organização Sentidos de la Tierra já realiza em Cartagena das Índias. A iniciativa incentiva a reciclagem comunitária a partir da venda do plástico retirado do manguezal da região para gerar recursos aplicados na compra de mudas para plantio no próprio ecossistema. Participam desse torneio 120 crianças de cinco a 11 anos do povoado de Boquilla, beneficiadas com ações de saúde, bem-estar e educação ambiental.

Clique aqui para acessar mais informações sobre o programa #VoithCares.