Grupo Voith adquire toda a participação da Siemens Energy na Voith Hydro

Foto: Divulgação Voith

Em breve, o Grupo Voith será o único proprietário da Divisão do Grupo Voith Hydro, que vinha sendo operado como uma joint venture em parceria com a Siemens Energy. No dia 21 de outubro, o grupo de tecnologia chegou a um acordo para a aquisição dos 35% restantes de participação de sua parceira de longa data Siemens Energy na antiga Voith Siemens Hydro Power Generation GmbH & Co. KG. Com a mudança, a Voith dá mais um passo em sua estratégia de fortalecer suas principais áreas de negócios na direção de tecnologias sustentáveis. A estratégia permitirá que a empresa aproveite o crescente papel da hidreletricidade na matriz de energias renováveis globais, além de ocupar um papel de pioneira na transição energética mundial. Ambas as empresas concordaram em não divulgar os detalhes financeiros da transação, que deverá ser concluída até o final do primeiro trimestre de 2022, após a devida aprovação dos órgãos antitruste e o cumprimento de outras exigências legais.

“Há alguns anos voltamos nossa estratégia para a exploração de áreas de negócios promissoras ligadas às megatendências da digitalização e descarbonização, expandindo nossas principais áreas de negócios nessa direção”, afirma Dr. Toralf Haag, Presidente e CEO do Grupo Voith. “Depois de uma série de aquisições estratégicas em nossas Divisões Paper e Turbo, estamos muito satisfeitos porque a propriedade completa da Voith Hydro nos permitirá impulsionar ainda mais a hidrogeração no futuro.”

Como líder no fornecimento de usinas hidrelétricas completas em todo o mundo, a Voith Hydro está assumindo um papel fundamental para o uso da água como recurso renovável para a geração de energia. Além disso, a empresa está preparando o caminho para a transição energética mundial por meio de sua tecnologia de usinas hidrelétricas reversíveis. Uma grande parte da hidreletricidade mundial já é gerada com turbinas e geradores projetados e fabricados pela Voith Hydro. Uwe Wehnhardt, Presidente e CEO da Voith Hydro, explica: “A hidreletricidade é um dos principais pilares do Grupo Voith há mais de 140 anos. Considerada a mãe de todas as energias renováveis, ela também desempenha um papel fundamental na descarbonização da nossa sociedade devido à sua contribuição para a estabilização das redes elétricas em muitas regiões do mundo. Por isso, vemos um enorme potencial para um crescimento lucrativo e sustentável da Voith Hydro.”

Em 2000, a Voith e a Siemens fundaram a joint venture Voith Siemens Hydro Power Generation GmbH & Co. KG para aliar o conhecimento em turbinas da Voith à tecnologia de geradores da Siemens, o que lhes permitiria fornecer unidades geradoras completas para o setor hidrelétrico. Com a enorme experiência que a Voith Hydro adquiriu como fornecedora completa de soluções de geração “da água à rede” (water to wire), a estrutura da joint venture se tornou obsoleta para suas operações de negócios. A mudança societária não será acompanhada de alterações na direção ou nas equipes de colaboradores da Divisão Voith Hydro.