Guindastes Liebherr operam na fase final da obra da Sagrada Família

Foto: Divulgação Liebherr

Os guindastes com lança basculante Liebherr 710 HC-L e 125 HC-L foram os equipamentos escolhidos para concluir a Basílica da Sagrada Família, no qual a obra fundamental será a finalização da Torre de Jesus, torre principal do templo que atingirá 172 metros de altura. O fato de serem basculantes e a sua adaptação às exigências da obra, foram alguns dos fatores determinantes que levaram a Sagrada Família a optar por estes equipamentos.

“O departamento de construção da Sagrada Família optou por estes equipamentos por dois motivos principais; por um lado, o fato de serem basculantes minimiza o impacto dos guindastes que sobrevoam edifícios próximos e, por outro lado, a adaptação de cada um deles às necessidades da área que irão atender”, afirma Fernando Villa, Diretor de Construção e Tecnologia da Sagrada Família.

Assim, o guindaste com lança basculante Liebherr 710 HC-L 32-64 Litronic da Sagrada Família se encarregará de finalizar a Torre de Jesus, torre principal do templo que atingirá 172 metros de altura. Este equipamento tem capacidade máxima de carga de 64 toneladas e alcance suficiente; neste caso 55 metros, para cobrir as partes mais altas da obra. No caso do guindaste Liebherr 125 HC-L, ele trabalhará na Capela da Assunção e nos claustros adjacentes.

Principais desafios do projeto

Um dos grandes desafios deste projeto foi “desenvolver uma solução para que nosso maior guindaste com lança basculante, o Liebherr 710 HC-L 32-64 Litronic, pudesse ser montado a uma altura de aproximadamente 54 metros, atendendo aos mais altos requisitos de segurança. Em seguida, o guindaste precisou ser levado à sua altura final e ancorado na Torre de Jesus, a uma altura de aproximadamente 130 metros”, afirma Jochen Wille, Gerente de Projetos da Liebherr Tower Crane Solutions (TCS).

Para esta fase foi projetada e fabricada uma estrutura de contraventamento especial, com 20 metros de comprimento, 10 metros de largura e 27 toneladas de peso. “Graças à estreita colaboração entre o cliente, o nosso distribuidor local Grúas Cerezo e o departamento de soluções para guindastes de torre da fábrica da Liebherr da Alemanha, conseguimos desenvolver um projeto sob medida para o cliente”, acrescenta Tobias Böhler, Diretor Geral da Liebherr.

A própria montagem dos guindastes também representou um enorme trabalho de planejamento devido aos notáveis requisitos de segurança e às próprias condições climáticas, já que a montagem e, sobretudo, a telescopagem só puderam ser realizadas com determinadas velocidades de vento. Por outro lado, a própria localização da Sagrada Família está encastrada no centro de Barcelona, o que não permite ter espaços de trabalho suficientemente grandes para manobras. Além disso, durante o processo de montagem, as visitas turísticas a este local, um dos monumentos mais visitados do mundo, não pararam; portanto, a montagem dos guindastes basculantes Liebherr teve que ser realizada no menor tempo possível, afetando o mínimo possível as obras de construção da catedral e o público visitante que chega todos os dias.