Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, assume a presidência da Alacero

Foto: Divulgação Gerdau

Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, acaba de assumir a presidência da Associação Latino-Americana do Aço (Alacero), em cerimônia realizada durante o Alacero Summit 2021, em São Paulo. Werneck ocupará a posição pelos próximos dois anos, em substituição a Máximo Vedoya, CEO da Ternium, que esteve à frente da entidade no período de 2019 a 2021.

Na liderança da Alacero, Werneck terá como desafio colocar o setor do aço como protagonista das transformações pelas quais o mundo vem passando e como parte das soluções aos anseios da sociedade, promovendo a construção de um futuro cada vez mais sustentável.

“A indústria do aço na América Latina possui um papel relevante na geração de empregos e riqueza. São mais de 1,2 milhão de postos de trabalhado, entre empregos diretos e indiretos, na região, reafirmando o setor do aço como importante propulsor do desenvolvimento econômico e social das cidades em que está presente,” afirma Werneck. “Acredito, ainda, que a agenda ESG, deve ser fator crucial no planejamento e tomadas de decisão da cadeia de valor do aço, visando o crescimento sustentável ao trazer temas como descarbonização, inovação e diversidade e inclusão para o centro dos debates.”

Sobre a Alacero – Associação Latino-Americana do Aço

Entidade civil sem fins lucrativos que reúne a cadeia de valor do aço da América Latina com o objetivo de fomentar empregos de qualidade, a integração regional, a inovação tecnológica, o cuidado com o meio ambiente, a segurança no trabalho, o desenvolvimento integral de suas comunidades e a diversidade e inclusão. Fundada em 1959, é composta por mais de 60 empresas produtoras e afiliadas e mais de 1,2 milhão de colaboradores, cuja produção se aproxima de 60 milhões de toneladas por ano. A Alacero é reconhecida como um órgão consultivo pelas Nações Unidas. Representa o aço da América Latina perante organismos internacionais como worldsteel, OCDE, Agência Internacional de Energia (IEA), ONU (UNCTAD) e BID, para os quais traz as ideias e desenvolve projetos com seus parceiros.