A Hamburg Süd apresenta na Fruit Logistica 2019, feira mais importante do mundo para produtos frescos, incluindo frutas e legumes, o Gerenciamento Remoto de Contêineres (RCM). Nos últimos meses, todos os contêineres refrigerados usados pela companhia foram equipados com a tecnologia RCM que, por meio de satélite e rádio móvel, possibilita monitorar o contêiner reefer e as condições da carga dentro dele – incluindo sua localização, a curva de temperatura, umidade relativa e concentrações de oxigênio e CO2 – 24 horas por dia, em tempo real. Além disso, certas configurações podem ser ajustadas remotamente.
Diferente dos sistemas de monitoramento anteriores, os clientes agora podem usar uma plataforma on-line ou um aplicativo em seu tablet ou smartphone para obter uma visão geral das condições da carga no contêiner, a qualquer momento. Além disso, eles são automaticamente notificados quando parâmetros definidos individuais ou valores-limite são atingidos. “O RCM será uma tecnologia revolucionária para o importante mercado de frigoríficos”, diz Frank Smet, Diretor Comercial (CCO) da Hamburg Süd. “O valor agregado está no fato de que os clientes podem usar esses dados não apenas para monitorar melhor sua cadeia de suprimentos, mas também para torná-la significativamente mais eficiente e segura.”
Como parte do Grupo Maersk, a Hamburg Süd pode oferecer mais de 370.000 contêineres refrigerados para seus clientes em todo o mundo. Esta é a maior frota de reefers do setor e, além disso, cada uma delas é equipada com RCM, o que garante a disponibilidade ininterrupta desta tecnologia inovadora. Isso também é único no setor.
Tendo o controle completo sobre a condição da carga, é possível reagir a mudanças durante todo o curso do transporte, e não apenas em seu destino. “Isso oferece um grande potencial de economia de custos”, diz Smet. Ao mesmo tempo em que os clientes ampliam suas demandas aos armadores, precisamos ser capazes de responder a elas com flexibilidade. “Na Hamburg Süd, aproveitamos ao máximo as vantagens oferecidas pela digitalização sem descuidar do atendimento personalizado ao cliente”, acrescenta Smet. “Com nossas equipes experientes em mais de 250 escritórios em todo o mundo, podemos atender às necessidades individuais de nossos clientes, a qualquer momento, com nossos times locais.”