Healthtechs da Baviera recebem 968 milhões de euros em investimentos

Foto: Pixabay

As healthtechs são um dos maiores setores para startups em Munique: atualmente existem 177 startups de tecnologia da saúde na região. Nos últimos dez anos, as empresas conseguiram fechar quase 176 rodadas de financiamento com um valor total de 967,7 milhões de euros. Quase um terço de todos estes investimentos foram feitos em 2021 – um valor referente a 323 milhões de euros. Os dados deste ano também são animadores: as healthtechs de Munique já conseguiram investimentos de 183 milhões de euros até o final de junho. A valorização total dessas startups de Munique é cerca de 3,1 bilhões de euros.

As healthtechs apresentam quatro áreas principais: biotecnologia, plataformas de saúde, dispositivos médicos e farmacêutica. A primeira categoria inclui startups que utilizam, melhoram ou apoiam processos biotecnológicos, por exemplo a Tubulis, que desenvolve conjugados anticorpo-medicamento (ADC – Antibody-drug conjugation); a Preomics, que desenvolve tecnologias de automação de processos e preparações de amostras usadas nas análises proteômicas; e a Irubis, que é conhecido por seu novo transportador de amostras para a Reflectância Total Atenuada (ATR).

Um total de 51 startups de Munique trabalham nessa área. Eles conseguiram levantar cerca de 665,1 milhões de euros em 91 rodadas de financiamento desde 2012. Assim, o setor de biotecnologia chega a uma valorização total de cerca de 1,1 bilhões de euros.

Já as plataformas de saúde formam a segunda área principal das healthtechs. Alguns destaques são o modelo da startup Climedo, que se concentra na coleta e no uso de dados digitais para estudos clínicos descentralizados; as soluções da empresa Cliniserve, que se destinam a simplificar a comunicação e o planejamento de processos entre pacientes e enfermeiros, assim como a comunicação entre as enfermeiras; e a startup Nui Care, que está trabalhando na criação de um assistente digital que responde de forma reativa a todas as perguntas relevantes para pessoas que cuidam de um parente.

Esta categoria representa um total de 59 startups e Munique, que completaram com sucesso 85 rodadas de financiamento nos últimos dez anos e, assim, receberam 542,9 milhões de euros. As plataformas têm uma valorização de cerca de 1,7 bilhões de euros.

A área de dispositivos médicos inclui todas as startups que fabricam esses produtos. Exemplos incluem Mecuris (órteses e próteses), Reactive Robotics (mobilização precoce automatizada de pacientes gravemente feridos) e Adjucor (dispositivo implantável de suporte cardíaco). Algumas empresas também desenvolvem robôs médicos de assistência na sala de cirurgia, como a startup Medineering, e técnicas de produção de dispositivos médicos, como a Kumovis.

As 46 empresas na área de dispositivos médicos levantaram 76 rodadas de financiamento e a um financiamento total de 410 milhões de euros. A valorização total é de 806 milhões de euros.

Por fim, a área farmacêutica engloba todas as empresas que desenvolvem ou apoiam a produção de medicamentos (exceto a produção em si, que se enquadra na área de biotecnologia). A startup Ysura, por exemplo, está desenvolvendo uma sala de reunião digital para médicos e representantes de vendas farmacêuticas. A maior parte desta área é utilizada para terapias digitais, ou seja, aplicativos médicos. Eles cobrem uma grande variedade de problemas e são reembolsáveis, desde que sejam aprovados como aplicativos de saúde digital (DiGA, na sigla em alemão) pelo Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos da Alemanha (BfArM). Startups como a Kranus (disfunção erétil), a Vantis (doença cardiovascular) e a Kaia Health (doença pulmonar COPD) são representantes dessa área.

Atualmente, apenas 28 healthtechs de Munique são desse setor, mas com a crescente aceitação e uso dos DiGAs, espera-se que esta área cresça fortemente no futuro. Em comparação com as outras três categorias, a avaliação total do setor em 798 milhões de euros mostra o potencial esperado. As startups farmacêuticas receberam 318,9 milhões de euros em 25 rodadas de financiamento.

Mais informações sobre o panorama do setor Healthtech de Munique

As três startups de tecnologia de saúde de Munique com as maiores avaliações são Kaia Health (273-409 milhões de euros), Tubulis (240-360 milhões de euros) e Avi Medical (200-300 milhões de euros). Além disso, 22 das 177 startups incluem mulheres na equipe de fundadores ou foram fundadas exclusivamente por uma ou mais mulheres. Cerca da metade das empresas foram fundadas há menos de cinco anos.

Os dados foram coletados do relatório Data & Insights, publicado no portal “Munich Startup”. Mais informações sobre as healthtechs de Munique podem ser encontradas no site (em alemão).