Henkel apresenta dicas criativas para renovar o visual do armário

Foto: Divulgação Henkel

A Henkel preparou uma seleção com dicas para transformar seu espaço. O armário é uma peça essencial no design do ambiente, mas nem sempre sua aparência atual dialoga com o plano de decoração do lugar. A renovação do visual do móvel realça sua estética, transforma todo o ambiente e preserva seu valor sentimental, melhoria interessante também financeiramente, pois dispensa a necessidade de substituição do objeto.

É possível revigorar móveis com superfícies desgastadas, riscadas, sem brilho e com acessórios pouco atraentes usando a criatividade e o auxílio de materiais funcionais. Veja maneiras de qualificar o armário:

1 Crie novas divisórias dentro do armário:

Inserir novas divisórias ativam espaços obsoletos dentro do armário e reorganiza as funções no interior, criando novas ocupações para os objetos de casa. Um armário vertical da cozinha e com poucas prateleiras pode ganhar novas divisórias para distribuir os pratos. No quarto, o aumento de prateleiras internas evita que gavetas fiquem amontoadas.

A escolha das divisórias deve combinar com o visual do armário e a instalação pode ser feita com praticidade por meio dos adesivos de montagem, que dispensam perfurações e fixam estruturas extremamente pesadas.

“Adesivos de montagem oferecem alto poder de agarre e podem suportar até 60 kg por cm² de aplicação, permitindo a fixação de peças de aço, porcelana, madeira, plástico, metal, entre outros”, explica Vitor Cybis, gerente de Marketing da Cascola.

2 Invista na decoupage:

Essa técnica se apropria de figuras coloridas e/ou preto e branco para revestir materiais e dar nova personalidade ao móvel. Muito usada em artesanato, a decoupage permite que um armário “esquecido” se torne uma peça atraente e contemporânea. Esse conceito acentua suas cores e formas e promove composição interessante em espaços com poucas tonalidades e atrativos.

O tecido de decoupage reveste peças de madeira e vidro, dando nova cara ao armário, opção para encobrir riscos e desgastes nas estruturas do móvel.

A renovação do armário com a técnica de decoupage é feita a partir da fixação do papel ou tecido com colas brancas de PVA, as mesmas usadas por profissionais de artesanato, adesivos apropriados para colagens em superfícies porosas. 

3 Laminado novo sobre o antigo: 

É comum acontecer de um armário revestido com laminado não se conectar mais com a proposta estética do espaço, seja porque o revestimento se desgastou ou porque a tonalidade já não desperta interesse. A troca da folha laminada é uma alternativa para modernizar o visual do armário.

Um armário com tonalidade pouco inspiradora pode ter sua fachada alterada para uma tonalidade alinhada à cor do piso, por exemplo, favorecendo a criação de ambientes monocromáticos.

A renovação com novo laminado ganha praticidade pelo fato da fixação ser feita sobre a chapa anterior utilizando somente cola de contato para a fixação das superfícies. Resistente a umidade e impactos, as chapas laminadas contam com enorme variedade de cores, figuras geométricas, formatos e densidades.

“A substituição do laminado requer um recorte e colagem precisos das peças para evitar mal acabamento e formação de bolhas na superfície. Por isso, é recomendável a contratação de um profissional qualificado para os processos de colagem e aplicação do produto”, orienta o profissional da Cascola.

4 Substitua os puxadores sem fazer furo:

Uma forma econômica de renovar a estética do armário é investir na troca de puxadores de gavetas. A escolha do acessório deve harmonizar com o estilo do armário e da estética do ambiente.

Os puxadores de alça – retos e compridos – conferem aparência moderna ao móvel, opção para substituir modelos antigos com design no formato de botão ou argola. Para móveis clássicos, os puxadores concha acentuam a estética retrô com toques de beleza e discrição.

Puxadores de diferentes pesos, formas e materiais podem ser fixados sem danificar o móvel com perfuração. Os adesivos de montagem dão maior resistência e praticidade na instalação.