A Henkel publicou os seus números preliminares para o primeiro semestre de 2024. As vendas chegaram a 10.813 bilhões de euros. Isso corresponde a um bom crescimento orgânico de vendas de 2,9%. Em particular, o retorno ajustado das vendas e o lucro ajustado por ação superaram as expectativas do mercado: o retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) subiu para 14,9% (ano anterior: 11,5%).
O lucro ajustado por ação preferencial subiu para 2,78 euros no primeiro semestre de 2024. Mesmo com as taxas de câmbio constantes, isto representa um aumento de 32,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Devido ao desenvolvimento expressivo obitdo até agora e, considerando o desenvolvimento de negócios esperado no restante do ano, a Henkel elevou sua perspectiva para o desenvolvimento dos lucros em 2024. Isto deve-se principalmente a maiores expectativas de lucro na unidade de negócio Consumer Brands, ao mesmo tempo que investimentos em marketing são aumentados para apoiar inovações. A perspectiva ainda considera a expectativa de preços mais altos para materiais diretos no segundo semestre.
“O desempenho geral muito bom dos negócios no primeiro semestre do ano e o fato de termos aumentado nossa perspectiva para o ano fiscal de 2024 novamente, demonstram claramente que estamos no caminho certo com nossa estratégia”, disse Carsten Knobel, CEO da Henkel.
“A fusão dos nossos negócios de consumo é bem-sucedida e a implementação das nossas medidas e iniciativas estratégicas tem um impacto muito positivo nas vendas, na margem bruta e no desenvolvimento dos lucros. No primeiro semestre do ano, mantivemos nossos investimentos crescentes em marcas e inovações, e vamos aumentá-los ainda mais ao longo de 2024, a fim de sustentar nossas ambições de crescimento futuro. As mudanças estruturais e de equipe iniciadas no nosso negócio de adesivos também mostram resultados tangíveis e contribuem significativamente para o desempenho muito forte da Henkel. Estamos entregando o que nos comprometemos e estamos no caminho certo para um crescimento ainda mais lucrativo”, acrescentou Knobel.
De acordo com dados preliminares, a Henkel gerou vendas de 10.813 bilhões de euros no primeiro semestre de 2024. Isso corresponde a um bom crescimento orgânico de vendas de 2,9%. O crescimento em ambas as unidades de negócio foi impulsionado por uma evolução positiva dos preços (+2,5%). Em relação ao Grupo, a evolução do volume, que continua a ser influenciada pelas medidas de portfólio na unidade de Consumer Brands foi ligeiramente positiva (+0,4%) e mostrou também uma melhoria sequencial em relação ao primeiro trimestre de 2024.
O lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) aumentou 28,4% para 1.610 bilhões de euros no primeiro semestre, em comparação com 1.254 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior. O retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) também aumentou significativamente em 340 pontos base, para 14,9%. O lucro ajustado por ação preferencial subiu para 2,78 euros no primeiro semestre de 2024. Mesmo com as taxas de câmbio constantes, isto corresponde a um aumento de 32,9% em relação ao primeiro semestre de 2023.
As vendas na unidade de negócio de Adhesive Technologies chegaram a 5.475 bilhões de euros no primeiro semestre de 2024. O crescimento orgânico das vendas estava em 2,0%. Esta evolução foi impulsionada por uma componente de preços de +0,2% e um crescimento de volume de 1,8%. Assim, a unidade de negócio apresentou uma melhoria sequencial no desenvolvimento do volume face ao primeiro trimestre de 2024. O lucro operacional ajustado aumentou 21,8% para 933 milhões de euros no primeiro semestre de 2024, comparado com 766 milhões de euros no mesmo período do ano anterior. O retorno ajustado das vendas aumentou significativamente em 300 pontos base, para 17%.
A unidade de negócio de Consumer Brands gerou vendas de 5.266 bilhões de euros nos primeiros seis meses de 2024. O crescimento orgânico das vendas foi de 4,3%. Esta evolução foi impulsionada por uma componente de preços de +5,1%. O lucro operacional ajustado subiu para 753 milhões de euros, sendo, por isso, 34,7% superior ao do mesmo período do ano anterior. O retorno ajustado das vendas aumentou significativamente em 390 pontos base, para 14,3%.