No primeiro semestre de 2022, a Henkel aumentou as vendas do Grupo para cerca de 10,9 bilhões de euros. Isso corresponde a um crescimento significativo das vendas orgânicas de +8,9%. O desenvolvimento positivo foi impulsionado por todas as unidades de negócios e regiões. Como esperado, os ganhos no primeiro semestre do ano foram impactados pelo aumento drástico dos preços de materiais e logísticas. Apesar dos aumentos significativos de preços, da gestão rigorosa dos custos e de melhorias adicionais de eficiência, esses efeitos não puderam ser totalmente compensados.
“Em um ambiente muito desafiador, o desempenho das vendas nos primeiros seis meses superou as expectativas anteriores para o ano inteiro, enquanto os ganhos se desenvolveram em consonância com a orientação do nosso Grupo para o exercício de 2022. Em vista do desenvolvimento, levantamos nossa orientação de um ano inteiro para o crescimento das vendas orgânicas para o Grupo e confirmamos nossa orientação para a margem EBIT e os ganhos por ação preferencial”, disse o CEO da Henkel, Carsten Knobel.
“Nós estamos avançando consistentemente na nossa estratégia para o crescimento com propósito e fizemos um bom progresso na implementação no primeiro semestre de 2022. Graças, sobretudo, ao forte comprometimento de nossos colaboradores em todo o mundo. Com nosso negócio de Adhesive Technologies, somos líderes globais no fornecimento de soluções inovadoras, com foco em tendências futuras como mobilidade, conectividade e sustentabilidade. Combinando os negócios de consumo de Laundry & Home Care e de Beauty Care, agora estamos criando uma plataforma multicategoria com vendas de cerca de 10 bilhões de euros. Estamos no caminho certo e pretendemos que nosso futuro negócio de Marcas de Consumo se estabeleça até o início de 2023. A unidade combinada oferecerá uma base mais ampla para otimizar nosso portfólio de forma mais consistente e avançará o negócio para um maior perfil de crescimento e margem”, completa Knobel.
Perspectivas para o ano fiscal de 2022 atualizadas
A Henkel agora espera um crescimento das vendas orgânicas de +4,5% a +6,5% no ano fiscal de 2022 (anteriormente: +3,5 a +5,5%). O crescimento das vendas orgânicas de +8,0% a +10,0% ainda é esperado para a unidade de negócios de Adhesive Technologies. Para Beauty Care, a Henkel agora prevê um crescimento de vendas orgânicas de -3,0% a -1,0% (anteriormente: -5,0 a -3,0%). Para a unidade de negócios de Laundry & Home Care, a Henkel agora espera um crescimento orgânico das vendas de +4,0% a +6,0% (anteriormente: +2,0 a +4,0%). Espera-se que a margem EBIT ajustada ao nível do Grupo permaneça inalterada na faixa de 9,0 a 11,0%. Para o desenvolvimento do lucro ajustado por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes, a Henkel continua a esperar um declínio na faixa de -35 a -15%.