A Henkel publicou seu 32º Relatório de Sustentabilidade, descrevendo o seu desempenho e progresso na implementação da sua estratégia e metas de sustentabilidade. Em um ambiente de mercado altamente desafiador, a empresa foi capaz, entre outras coisas, de impulsionar o progresso em sustentabilidade em muitas questões chave, em particular reduzindo ainda mais suas emissões de CO2 e expandindo seu engajamento social.
“É precisamente em tempos difíceis que torna-se ainda mais importante investir na sustentabilidade e estar à altura das nossas responsabilidades para com o ambiente e a sociedade. Apesar de todos os desafios, fomos capazes de fazer mais progressos na grande maioria dos nossos ambiciosos objetivos de sustentabilidade”, disse Carsten Knobel, CEO da Henkel.
“Em 2022, demos um passo significativo em direção ao nosso objetivo de alcançar uma produção positiva para o clima até 2030, expandindo ainda mais nosso uso de energia renovável”, acrescentou Sylvie Nicol, Membro do Conselho de Administração da Henkel, responsável por Recursos Humanos e Sustentabilidade.
Melhorias nas principais áreas de sustentabilidade
No ano passado, a Henkel publicou o seu Quadro de Ambição de Sustentabilidade 2030+, no qual a empresa definiu ambições novas e adicionais, tendo em conta os desenvolvimentos globais. Em particular, a Henkel fez progressos na proteção climática em 2022, reduzindo suas emissões de CO2 na produção em 55% por tonelada métrica de produto (em comparação com o ano base 2010). A Henkel aumentou a proporção de eletricidade comprada de fontes renováveis para 70%. Até 2030, a Henkel pretende alcançar uma pegada de carbono positiva para o clima para sua produção mundial e obter 100% da eletricidade para locais de produção a partir de fontes renováveis.
O contrato de 10 anos celebrado com a espanhola IGNIS em dezembro de 2022 para o fornecimento de energia renovável sob a forma de um contrato virtual de compra de energia (VPPA) é um exemplo de cooperação com as empresas de energia. O contrato anda de mãos dadas com a construção de duas novas centrais fotovoltaicas na Espanha. Isso garantirá o fornecimento de energia renovável às instalações europeias da Henkel no montante de cerca de 200 GWh por ano.
A fim de minimizar o desperdício e seu impacto negativo no meio ambiente, a Henkel também trabalha continuamente para evitar e reduzir o uso de materiais de embalagem, especialmente para seus bens de consumo, e para mantê-los em ciclos econômicos pelo maior tempo possível. Até 2025, 100% das embalagens serão destinadas para reciclagem e reutilização. Em 2022, a proporção aumentou para cerca de 87%. A Henkel também pretende aumentar a quota de plástico reciclado nas suas embalagens de bens de consumo. Em 2022, a participação era de cerca de 16%.
Até 2025, a Henkel também pretende reduzir seu volume de resíduos em 50% por tonelada de produto em comparação com 2010. Em 2022, a empresa já registrava uma redução de 43%. Até 2030, a Henkel pretende alcançar a utilização circular dos seus resíduos de produção.
A Henkel também fez progressos na proteção dos recursos naturais no ano passado. Como parte de sua gestão de fornecedores, a empresa trabalha com fornecedores estratégicos selecionados para garantir a aquisição de matérias-primas sustentáveis. Em 2022, por exemplo, a Henkel conseguiu aumentar a taxa de rastreabilidade das matérias-primas à base de palma de volta à fábrica de 84% para 89% em comparação com o ano anterior.
O relatório pode ser conferido na íntegra pelo link.