Henkel celebra um bilhão de dados processados na planta de Jundiaí, interior de São Paulo

Foto: Divulgação Henkel

A Henkel, líder global de adesivos, completou a marca de um bilhão de dados processados na planta de Jundiaí, no interior de São Paulo. Em parceria com a ST-One, a empresa conta com os dados dos processos de produção e envase. A implementação aconteceu em dezembro de 2021 e foi expandida em setembro do ano passado.

Existem diversos níveis de maturidade com relação à coleta e análise de dados dentro de uma indústria, com duas premissas essenciais para começar a definir essa maturidade: dados disponíveis e dados confiáveis.

Em conjunto com a ST-One, a Henkel investiu nestas duas frentes colocando os dados à disposição da operação de forma fácil e intuitiva com vários dashboards com informações relevantes da rotina da operação. Tudo isso utilizando fontes confiáveis, como por exemplo máquinas e sensores.

“Baseado na estratégia da Henkel de crescimento com propósito, buscamos digitalizar nossos processos produtivos. Procuramos atender aos três pilares da estratégia: inovação, sustentabilidade e digitalização. A expressiva marca de um bilhão de dados processados mostra que estamos no caminho certo e alinhados com os objetivos da companhia”, comenta Fellipe Nascimento, Gerente de Produção da planta da Henkel em Jundiaí.

Com a informação em tempo real, é possível criar alertas com notificação por e-mail, tanto de dados produtivos, quanto parâmetros de qualidade que poderiam afetar a performance e segurança das máquinas que operam em linha contínua. O acompanhamento auxilia toda a equipe de colaboradores da Henkel, que são avisados de qualquer problema antes que o processo seja interrompido.

Além de disponibilidade dados para a ferramenta da Henkel, é possível monitorar os KPIs de produção, tais como produção/hora, tempo em operação, tempo ocioso, produtividade média das tecnologias, kWh consumido por lote, digitalização do processo de fast response a partir de produção acumulada e performance produtiva, observados hora a hora e por turno.

“Depois de atingir este importante marco, a perspectiva é continuar expandido para demais áreas da fábrica e conectar a plataforma com iniciativas de sustentabilidade, integrando medições de consumo de água, eletricidade e gás da unidade. Estamos alinhados com os propósitos da Henkel para crescer e otimizar ainda mais os processos”, diz Tiago Machado, Cofundador da ST-One.