Henkel divulga Relatório de Sustentabilidade 2023 e mostra avanços importantes

Foto: Divulgação Henkel

A Henkel divulga o seu relatório de sustentabilidade referente ao ano fiscal de 2023, demonstrando o progresso na implementação da sua estratégia global de sustentabilidade, particularmente na utilização de energias renováveis e na promoção da economia circular. Além disso, a empresa continuou trabalhando sistematicamente em um portfólio de produtos mais sustentável, e expandiu ainda mais seu programa de engajamento de colaboradores.

“A sustentabilidade é um pilar central da nossa Estratégia de Crescimento com Propósito”, disse Carsten Knobel, CEO da Henkel. “Especialmente em tempos desafiadores como o atual, a ação sustentável é mais importante do que nunca. Estamos, portanto, trabalhando continuamente na implementação das nossas metas de sustentabilidade, e estou orgulhoso por termos feito progressos muito bons novamente em 2023. Nossos excelentes resultados na liderança de classificações ESG externa, por exemplo, e novamente a conquista do EcoVadis Platinum, mostram que estamos no caminho certo e que nosso progresso é reconhecido.”

O “Quadro de Metas de Sustentabilidade 2030+” define ambições e objetivos claros para o percurso de sustentabilidade global da Henkel em questões ambientais, sociais e de governança. A empresa fez melhorias significativas na área do clima no ano passado e reduziu suas emissões globais de CO2 na produção em 61% por tonelada métrica de produto (em comparação com o ano base 2010), enquanto aumentou a proporção de eletricidade comprada de fontes renováveis para 89%. No total, mais 14 locais foram convertidos para produção neutra em carbono em 2023. Com base em seu progresso na redução das emissões de CO2 de matérias-primas e embalagens em 17% (por tonelada de produto, em comparação com o ano base de 2017), a Henkel também desenvolveu uma estratégia para alcançar emissões net-zero em todas as categorias em que atua.

Um objetivo importante da Henkel é promover uma economia circular. No geral, a Henkel aumentou a participação de plástico reciclado em suas embalagens de bens de consumo para 19% em todo o mundo. Um exemplo desse esforço é a duplicação do nível de conteúdo reciclado para 50% em todo o portfólio de detergentes líquidos na Europa, como o Persil.

A Henkel também continuou os seus esforços para proteger os recursos naturais, que inclui a utilização responsável de matérias-primas como o óleo de palma e o óleo de palmiste. No final de 2023, a empresa conseguiu cobrir 96% de sua demanda global com óleo de palma (kernel) certificado de forma sustentável e atingiu uma taxa de rastreabilidade de até 89%. Com um foco especial no apoio aos pequenos agricultores na produção de óleo de palma, a Henkel celebrou 10 anos de cooperação com a organização de desenvolvimento Solidaridad. Mais de 39 mil pequenos agricultores já se beneficiaram das iniciativas conjuntas. A parceria será ampliada por meio de projetos específicos nos próximos anos, incluindo países como Colômbia e Indonésia.

Na área da diversidade, equidade e inclusão, a Henkel tem a ambição de alcançar a paridade de gênero em todos os níveis de gestão até 2025, entre outros. No ano passado, a proporção de mulheres em cargos de gestão aumentou para 39,5%. Como parte de seu compromisso com uma maior equidade, a Henkel introduziu um programa de licença parental sem distinção de gênero. A nova política garante 100% de licença parental remunerada de oito semanas para todos os colaboradores em todo o mundo, com base apenas no papel desempenhado pelo cuidador.

Como parte de seu programa “Sustainability at Heart”, que foi lançado globalmente em 2022, a Henkel pretende promover ainda mais o compromisso de seus colaboradores com a sustentabilidade, expandindo suas ofertas de treinamento em 2023. Mais de 10 mil colaboradores já participaram de um treinamento básico que está disponível como e-learning em diversos idiomas e como um formato recém-desenvolvido para colaboradores que atuam nas linhas de produção. Há também cursos de treinamento aprofundados, bem como um novo Laboratório de Incubadora de Sustentabilidade, um formato que dá aos colaboradores a oportunidade de trabalhar em suas próprias ideias de sustentabilidade.