Henkel faz parceria com FM Logistic e potencializa logística sustentável de produtos de beleza no Brasil

Foto: Divulgação – Henkel

A Henkel Beauty Care, líder global em cosméticos no setor de bens de consumo e segmento profissional, inovou sua logística de armazenagem e distribuição de produtos de sua unidade de negócio. A nova operação logística da linha Beauty Care da Henkel passou a ser executada pela FM Logistic, uma das maiores empresas de supply chain do mundo.

O novo sistema logístico da Henkel, criado através do projeto denominado “14 BIS”, potencializou as operações da unidade Beauty Care, com entregas mais sustentáveis, custo mais baixo, qualidade e maior controle dos materiais que estão sendo transportados.

O novo projeto logístico da Henkel com operação da FM Logistic reforça a preocupação ambiental. Todas as operações dentro do processo logístico, do centro de distribuição até a entrega final, são sustentáveis, como a introdução de uso de carro elétrico para atender às demandas do Centro de Distribuição (CD) para toda a Grande São Paulo.

“O planejamento estratégico foi traçado projetando operações logísticas otimizadas, sustentáveis e viáveis no aspecto financeiro. Desenvolvemos operações funcionais que proporcionam maior volume de entregas e de forma sustentável, maior qualidade, maior controle de estoque, com menor tempo e custo. Desta forma, pretendemos aumentar a produtividade em cinco vezes”, destaca Marlucio Pinho, Gerente de Supply Chain da Henkel.

A nova estratégia reduziu em 94% a quantidade de plástico nas operações de armazenagem e transporte, reflexo do uso de papel kraft.

“Em parceria com a FM, registramos uma maior capacidade na logística de distribuição, atendendo todas as etapas da produção até a entrega aos clientes. O sistema otimizado gera menos estoque e, consequentemente, reduz em 30% os custos operacionais”, acrescenta Pinho.

Inserida no mercado como uma empresa de logística “green” que se preocupa com o meio ambiente e a sustentabilidade, a FM investe constantemente em uma frota de veículos ecológicos (elétricos, híbridos, gás ou hidrogênio) e, com isso, tem o objetivo de zerar suas emissões de gases de efeito estufa até 2030.

Segundo Pamela Martins, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios da FM Logistic, a instalação de painéis solares em sua unidade de São Paulo reduz em 10,5 toneladas por ano a emissão de carbono.

“Essa redução de 10,5 toneladas por ano em emissão de carbono protege em torno de 140 árvores, garantindo assim uma cadeia de suprimentos ecológica, sustentável e efetiva. A FM Logistic está alinhada às questões de sustentabilidade reforçada pela Henkel”, comenta a executiva.