Henkel promove a economia circular ao recompensar a inovação que reutiliza cartuchos de silicone

Foto: Divulgação Henkel

A Henkel, líder mundial em tecnologias adesivas, juntamente com a Chile Global Ventures, área de capital de risco da Fundação Chile (FCh), anunciou após quatro meses o vencedor do “Seal the Cycle“, um edital internacional de inovação aberta, que buscou encontrar soluções tecnológicas para reciclar ou reutilizar os milhões de cartuchos de silicone que são comercializados no mundo todos os anos.

A CRDC Global (Costa Rica) ganhou o prêmio entre seis empresas finalistas: Wimao (Finlândia), Desafío Ambiente (Chile), Imeko (Chile), Green Bricks (Chile) e Elemental Recycling (EUA), que apresentou suas propostas em um encontro realizado na Fundação Chile, onde um júri formado por altos executivos da Henkel avaliou cada uma delas com base nos critérios estabelecidos.

A inovadora solução “RESIN8” da CRDC Global aborda o problema da reciclagem de milhões de cartuchos de silicone usados, transformando-os – através de um processo patenteado – em um agregado sintético leve e de grãos finos que melhora as propriedades ambientais, estruturais e térmicas dos produtos cimentícios, tornando a construção e a habilitação acessível para todos. Além disso, tem um novo produto, em desenvolvimento, baseado nessa mesma tecnologia e que teria um alto potencial para capturar carbono.

Roberto Pavez, Gerente de Desenvolvimento latam da Henkel, disse: “Estamos muito orgulhosos de liderar este desafio internacional. Parabenizamos todos os participantes que demonstraram um alto nível de inovação em suas propostas. A escolha não foi fácil, pois todos os projetos foram viáveis. No entanto, escolhemos o vencedor que em sua proposta ofereceu uma fantástica combinação de perspectiva ambiental e social”.

Marcos Kulka, Gerente Geral da Fundação Chile, acrescentou que o “Seal the Cycle” foi um desafio complexo com potencial para criar um impacto em escala global. “Para ter sucesso, precisávamos trabalhar em estreita colaboração com a Henkel para identificar as melhores startups no campo da reciclagem plástica. Este é um grande exemplo do conhecimento único que acumulamos na Chile Global Ventures para enfrentar desafios disruptivos por meio do empreendedorismo corporativo. Dessa forma, buscamos que a sinergia entre empreendedores e grandes corporações resolva desafios sociais e ambientais, gerando maior bem-estar social.”

Após o prêmio à CRDC Global, seu Fundador e CEO, Donald Thomson, destacou:  “Estamos inspirados em nossa missão de criar valor a partir dos resíduos plásticos do mundo e nosso compromisso com o design regenerativo, onde o resultado é maior do que a soma das peças e continua sendo o núcleo de nossa missão. Vencer esta chamada é um passo importante em nosso caminho para contribuir para a transformação do mundo rumo ao desenvolvimento sustentável. Graças à liderança da Henkel e a FCh, conquistar esse reconhecimento ressalta a importância de trabalhar de forma colaborativa com o setor privado, governo, ONGs governamentais e startups para alcançar melhores resultados econômico, ambiental e social para todos”.

Por fim, Albert Lipperheide, Gerente Geral do negócio de Adesivos de Consumo da Henkel no Chile, ressaltou que a empresa “tem um claro compromisso com a sustentabilidade, o que implica na realização de iniciativas que impactem o meio ambiente”. Nesse sentido, ele garantiu que a chamada acabou sendo muito bem-sucedida para resolver o problema da reciclagem de cartuchos de silicone. “Este projeto mostra que na Henkel nos preocupamos em contribuir com soluções concretas, por isso esperamos implementar em breve a tecnologia vencedora em benefício do meio ambiente e da nossa sociedade”, concluiu