Hospital Alemão Oswaldo Cruz abre centro especializado em tratamento pós-Covid

Foto: Unsplash

Pensando na importância de um atendimento integrado e multidisciplinar aos pacientes acometidos pela Covid-19, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugura seu Centro Especializado em Tratamento Pós-Covid-19. O novo serviço tem o objetivo de cuidar dessas pessoas de forma integral para que possam superar as sequelas do novo coronavírus e retomar a sua rotina e qualidade de vida o mais breve possível.

Vários estudos já mostraram que a infecção causada pela Covid-19 pode acarretar em uma doença sistêmica e danos inflamatórios em diversas regiões do organismo. Além dos pulmões, que estão entre os orgãos mais afetados, pacientes relatam dores de cabeça, no peito, fadiga crônica e falhas na memória, variando de poucos dias a até mais de 12 semanas após o início da infecção.

Resumo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde destacou que uma em cada 10 pessoas tem problemas de saúde persistentes 12 semanas após contrair a Covid-19.

Para o infectologista e Coordenador do Centro no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Filipe Piastrelli, é necessário acolher as queixas desses pacientes e facilitar o acesso, para que ele encontre, em um só lugar, especialistas para a continuidade do tratamento.

“Sequelas pós-Covid merecem atenção, desde uma simples dor de cabeça a sintomas mais graves, permitindo sua correta identificação e suporte necessário. O novo serviço foi criado para atender os pacientes que já passaram pela Instituição, mas também aqueles que procuram por um time especializado, com atendimento personalizado e de forma integral”, explica o médico.

Dr. Filipe explica também que mesmo os pacientes que tiveram sintomas leves da doença podem se beneficiar da avaliação. “O tratamento após a alta envolve orientações, reabilitação, dietas adequadas, prática de exercícios físicos(no momento correto e de preferência supervisionados ou prescritos por um especialista) e o tratamento sintomático das queixas remanescentes. Por isso, é fundamental contar com um time de especialistas para acompanhar, caso a caso”.

O Centro possui uma equipe médica e multidisciplinar composta por infectologistas, pneumologistas, cardiologistas, neurologistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. Para receber o tratamento mais adequado, os pacientes passam por um processo de avaliação inicial com um infectologista e, depois, são direcionados para outros especialistas de acordo com a sua necessidade.

No caso dos pacientes internados na Instituição, após a alta médica, eles serão direcionados diretamente para as avaliações complementares, se avaliada a necessidade pelo médico responsável pelo cuidado. “Com esse atendimento especializado e direcionado, o paciente recebe orientações e os cuidados necessários para o seu caso”, afirma o médico.