Hospital Alemão Oswaldo Cruz anuncia parceria para expandir base de dados de pesquisa clínicas

Foto: Pixabay

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos maiores centros hospitalares da América Latina, anunciou uma parceria com a TriNetX para ingressar na rede global de pesquisa em saúde.

O surgimento do novo Coronavírus ressaltou a urgência e a importância da pesquisa clínica em escala global. O hospital se juntou à rede TriNetX para contribuir com a aceleração da pesquisa clínica e encontrar um caminho para os melhores resultados para seus pacientes.

Além disso, por meio do Centro de Inovação e Educação em Saúde, o hospital ajudará a impulsionar a expansão futura da rede por meio de seu relacionamento com outras organizações de saúde com o objetivo de desenvolver o maior cluster de dados para pesquisa clínica no Brasil e na América Latina.

A rede e plataforma TriNetX permitem que instituições de saúde, indústrias farmacêuticas e organizações de pesquisa (CROs) colaborem utilizando dados do mundo real (RWD) para otimizar protocolos e viabilidade de pesquisa, identificação de sites, recrutamento de pacientes e potencializar a descoberta de novos tratamentos por meio da utilização de Real-World-Evidence (RWE).

“Esta é uma iniciativa estratégica que contribui com nossos objetivos de inovação, pesquisa e educação no hospital”, disse Kenneth Almeida, Diretor Executivo de Inovação, Pesquisa e Educação da instituição. “Em 2020, nossos pesquisadores publicaram 163 estudos em revistas científicas. Estamos entusiasmados em ampliar nossos recursos de pesquisa para publicar no futuro, e em colaboração com outras grandes instituições na TriNetX”.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz está agora entre os principais líderes de ativos de dados de pesquisa do setor na América Latina e em todo o mundo. Os dados disponíveis na plataforma TriNetX são completamente anonimizados e a TriNetX emprega medidas robustas de privacidade e segurança em conformidade com os regulamentos específicos de cada país e região, incluindo LGPD, HIPAA e GDPR.

“Nestes tempos sem precedentes, enquanto a comunidade médica e de pesquisa global trabalha para gerenciar a nova pandemia de coronavírus, é essencial ter o apoio de um banco de dados clínicos e epidemiológicos que é continuamente atualizado e disponível para médicos no Brasil e na América Latina para realizar pesquisas”, disse Kenneth Almeida.

“Estamos muito satisfeitos em receber o Hospital Alemão Oswaldo Cruz na TriNetX”, disse Steve Lethbridge, Vice-Presidente Sênior de Redes de Dados Globais da rede. “Estamos ansiosos para apoiar os esforços do Oswaldo Cruz para aumentar suas capacidades de pesquisas iniciadas pelos investigadores e com oportunidades de colaborar com outras grandes instituições e patrocinadores da indústria”, concluiu.