Hospital Alemão Oswaldo Cruz capacita profissionais a identificar situações de risco em saúde mental

Foto: Freepik

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz lançou no dia 28 de abril o 1º Curso de Formação de Socorristas em Saúde Mental, voltado ao mercado empresarial brasileiro e para profissionais da área da saúde. O curso, totalmente online, tem duração de 18 semanas, com carga horária de 60 horas/aula divididas em atividades ao vivo, fóruns e apresentações de projetos. 

A capacitação pretende formar profissionais da área multiprofissional capazes de identificar pessoas em situação de risco em saúde mental, apresentar um panorama geral das principais doenças que afetam o bem-estar e seu impacto social e econômico.

Discutir os impactos da alimentação e do meio-ambiente na prevenção da saúde e estratégias de fortalecimento do autocuidado nas corporações. O curso é aberto a todos os níveis profissionais de uma organização. Cada empresa indica quem serão os multiplicadores dos conhecimentos em saúde mental dentro da estrutura organizacional.

Dados preliminares de uma pesquisa Data/SUS de 2020 para avaliar a saúde do brasileiro durante a pandemia do novo Coronavírus mostrou que a ansiedade foi o transtorno enfrentado por 86,5% dos 17.491 indivíduos adultos ouvidos pelo Ministério da Saúde, seguido de estresse pós-traumático (45,5%) e depressão grave (16%).

O isolamento social imposto por mais de um ano da pandemia do novo Coronavírus, a necessidade de adequar as atividades profissionais para o modelo homeoffice, que na maioria das vezes gera uma sobrecarga de trabalho, associados ao avanço de casos e de mortes em decorrência da Covid-19 têm aumentado o número de relatos de pessoas com episódios frequentes de depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outros problemas psíquicos e emocionais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Brasil é o país da América Latina com maior prevalência de depressão e o mais ansioso no mundo.

“As pessoas enfrentam o medo de contraírem a Covid-19. A ansiedade e incertezas em relação ao futuro profissional e pessoal causam dados à saúde mental. Em função do atual momento, é necessário que empresas se mobilizem para a promoção ativa da saúde mental no ambiente de trabalho, oferecendo ferramentas para que seus colaboradores sejam multiplicadores de conhecimento relacionados a essa área e possam contribuir para a quebra de estigmas em torno da saúde mental”, afirma Prof.ª Dra. Letícia Faria Serpa, Gerente de Educação Multiprofissional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

De acordo com Letícia, discutir abertamente o assunto e promover ações efetivas de melhoria no cuidado com a saúde mental nas diversas camadas da sociedade também tem importante impacto econômico, uma vez que contribuem para a redução de custos com afastamentos de trabalho e promovem mais qualidade de vida para as pessoas.

A Formação de Socorristas em Saúde Mental é dividida em quatro módulos de aprendizado com atividades ministradas por médicos do corpo clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e por especialistas convidados como o Prof. Dr. Jair Mari, da Universidade Federal de São Paulo, a Profa. Dra. Cleusa Ferri do Centro Internacional de Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, entre outros que irão tratar conceitos, sinais e sintomas e prevalência de transtornos mentais, impactos da alimentação, do estilo de vida e do meio ambiente na saúde emocional do brasileiro. Temas como espiritualidade, musicoterapia, atividade física e mindfullness também fazem parte da programação do curso.

Mais informações podem ser obtidas pelo link: http://www.fecs.org.br/fale-conosco/