O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, referência em alta complexidade na América Latina, celebrou no dia 26 de setembro o seu 127º aniversário e marca também uma década do Ensino, contribuindo na educação em saúde por meio da atuação da Faculdade e da Escola Técnica de Educação em Saúde.
Ao longo dessa história, o Hospital se consolidou no mercado ao aliar excelência no tratamento com a vocação para o cuidado, sustentado por três pilares de atuação: “Saúde Privada”, “Educação, Pesquisa, Inovação e Saúde Digital”; e “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”.
Em 10 anos, mais de 20 mil pessoas foram formadas pela Instituição, contribuindo para o avanço da formação profissional na área da saúde em todo o país. Atualmente, a Faculdade oferece cursos de graduação em enfermagem e em gestão hospitalar, diversos cursos de pós-graduação multiprofissional e médica, programas de residência médica, e cursos de extensão na modalidade EaD e presenciais.
Já a Escola Técnica oferece o curso de técnico em enfermagem, com uma formação diferenciada e voltada para a qualidade no cuidado, trazendo desde o início do curso a experiência prática no próprio Hospital
Tanto a Escola Técnica quanto a Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz são responsáveis por formar profissionais da saúde com excelência e propósito de oferecer a melhor assistência à população, além de colaborar no enfrentamento aos desafios atuais e do futuro na área da saúde.
Segundo Fátima Gerolin, diretora-executiva Assistencial e de Ensino do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a excelência do cuidado prestado pela Instituição é impactada diretamente pela formação: “Formar profissionais qualificados é essencial para mantermos nossos altos padrões assistenciais e contribuir para a oferta de profissionais de excelência para o mercado de trabalho brasileiro. No Hospital Alemão Oswaldo Cruz, acreditamos que investir no ensino é investir na qualidade do atendimento, e esse compromisso se reflete diretamente na experiência dos pacientes.”
A ampla formação da Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz permite aos novos profissionais atuarem em instituições de saúde do Brasil e de outros países, com uma matriz curricular diferenciada, vivência prática profissional desde o início da formação e carga horária ampliada para o estágio curricular. Além de ter contato direto com os profissionais de referência do Hospital.
De acordo com a Prof.ª Elaine Emi Ito, coordenadora de Ensino Acadêmico da Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, estima-se que mais de 50% dos formandos sejam absorvidos pelo mercado em até seis meses após a conclusão do curso. “Estamos orgulhosos de ver que muitos profissionais que se formaram aqui já estão empregados na própria Instituição ou em hospitais conceituados. Isso demonstra a qualidade da formação oferecida e a relevância da experiência prática que proporcionamos”, completou.
Para os próximos anos, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz tem planos de seguir investindo na ampliação de sua estrutura educacional. Em 2025, será inaugurada uma nova biblioteca na Faculdade, que também funcionará como um espaço de convivência para os alunos, promovendo um ambiente de aprendizado e bem-estar.
Além disso, estão sendo desenvolvidos novos cursos de pós-graduação multiprofissionais e programas de aprimoramento, alinhados às demandas de um mercado que busca profissionais mais qualificados.
A Instituição também visa fortalecer o curso técnico, ajustando sua grade curricular para garantir que os estudantes estejam plenamente preparados para os desafios do mercado de trabalho, com oportunidades de estágio e atividades práticas que facilitarão uma rápida inserção profissional.