Hospital Alemão Oswaldo Cruz é creditado pela 5ª vez pela Joint Comission International

Foto: Divulgação Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Pela quinta vez, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi acreditado pela Joint Commission International (JCI), a mais importante e tradicional instituição global dedicada à melhoria da qualidade e da segurança das empresas que atuam na área da saúde.

Desde o ano de 2009, a Instituição possui o reconhecimento de excelência que a coloca entre as melhores instituições de saúde do mundo. Neste ano, o Hospital obteve resultado de destaque, sem nenhum elemento de não conformidade em todos os níveis de assistência, e atendimento equivalente em todas as suas unidades hospitalares.

“É importante nos submetermos periodicamente a um programa rigoroso, amplo e profundo de reacreditação de qualidade e segurança, como o da JCI. Mesmo atentos à constante evolução dos processos assistenciais e de gestão, um olhar independente confirma o nosso compromisso com a transparência e para o contínuo desenvolvimento das práticas em benefício aos pacientes”, diz o Diretor-Presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. José Marcelo de Oliveira.

Com sede nos Estados Unidos, a JCI atua há mais de 50 anos com avaliação da qualidade dos processos e das práticas voltadas para a redução de riscos em saúde, além da elaboração de programas que visam o aprimoramento da segurança e da qualidade dos serviços prestados ao paciente.

Para receber a acreditação, as instituições de saúde passam voluntariamente por um extenso processo de avaliação. São avaliados mais de 1.200 itens, do prontuário do paciente à capacitação de funcionários. Além disso, auditores da JCI percorrem, durante uma semana, as organizações para conhecer e analisar as práticas de cuidado e gestão adotadas. O serviço é reavaliado a cada três anos.

Um dos diferenciais do Hospital Oswaldo Cruz é o comprometimento com a qualidade e segurança da assistência dada ao paciente. A convicção da importância das decisões com o devido engajamento dos pacientes e familiares foi parte destacada pela auditoria. O trabalho realizado pelas áreas, por meio de controles de indicadores, e o constante investimento em melhorias também foram mencionados na avaliação.

Para o diretor-executivo Médico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Antonio da Silva Bastos Neto, a busca por certificações que validem internacionalmente os processos é um trabalho constante para garantir atendimento de qualidade e segurança, mantendo a instituição competitiva no segmento de saúde na comparação com outros grandes centros de excelência médica no mundo.

“O esforço de toda a Instituição foi determinante para essa acreditação pela quinta vez. O momento da pandemia exigiu que os profissionais de saúde seguissem padrões e protocolos ainda mais rígidos, para proteção aos pacientes e à comunidade hospitalar”, conclui.