Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugura centro avançado de treinamento cirúrgico

Foto: Unsplash

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugurou no dia 15 de fevereiro o Centro Avançado de Treinamento Cirúrgico. A unidade suprirá a carência do mercado brasileiro por programas de atualização e aperfeiçoamento na área.

Localizado no prédio da Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do Centro Internacional de Pesquisa da instituição, na Avenida Paulista, 500, em São Paulo, a unidade vai oferecer treinamentos especializados, como ocorre em grandes centros internacionais de ensino e pesquisa de medicina.

“A oferta de programas deste tipo no Brasil é bastante restrita e normalmente os profissionais precisam recorrer a cursos realizados no exterior para treinamentos do gênero”, diz Dr. Rodrigo Perez, cirurgião do aparelho digestivo e Coordenador do Núcleo de Coloproctologia e Intestinos do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital e um dos professores do Centro.

No espaço, que recebeu investimento de R$ 10 milhões por meio de doação, serão ministrados cursos em diversas especialidades, por nomes representativos das diferentes especialidades cirúrgicas brasileiras, que fazem parte do corpo clínico Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

“Para o Hospital, que há 125 anos tem o propósito de servir à vida, nossa missão é avançar na oferta de medicina de excelência amparada em conhecimento e tecnologia de ponta, traduzidos na capacitação de profissionais, desde início de carreira até a ultra especialização. Esse projeto expressa a estratégia das frentes de Educação, Pesquisa, Inovação e Saúde Digital do Hospital de fomentar uma comunidade de profissionais de saúde inovadores e motivados a aprender e a trocar experiências qualificadas no conhecimento científico, cujo foco é sempre o melhor para o paciente”afirma Carolina da Costa, Diretora-Executiva de Educação, Pesquisa, Inovação e Saúde Digital do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Por meio de aulas teóricas e práticas, os profissionais da comunidade médica poderão aperfeiçoar técnicas cirúrgicas em peças anatômicas, o que possibilita não apenas a simulação, mas também a realização de procedimentos exatamente como são feitos nos centros cirúrgicos. As peças anatômicas utilizadas serão submetidas a um preparo específico e altamente especializado para conservar as características do tecido original, mimetizando de forma quase idêntica o procedimento realizado em pacientes.

O Centro Avançado de Treinamento Cirúrgico conta com dez mesas cirúrgicas, nas quais até dez peças poderão ser manipuladas ao mesmo tempo, por cerca 30 médicos (os números de peças e de médicos por curso variam, dependendo da especialidade oferecida), numa média de três profissionais por atividade. Este formato permite o treinamento prático com “hands-on”, com ensino qualificado e próximo à individualização do aprendizado. Haverá também cursos de simulação realística com tecnologia 5G e treinamentos virtuais.

Nesta primeira etapa, o Centro já tem programado cursos nas seguintes especialidades: aparelho digestivo, cabeça e pescoço, cirurgia cardíaca, cirurgia geral, cirurgia hepatobiliar, cirurgia oncológica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, coloproctologia, ginecologia, hérnia, mastologia, neurocirurgia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia. As primeiras turmas devem começar o treinamento em abril.

Até o final de 2023, a expectativa é capacitar cerca de 350 profissionais nos treinamentos oferecidos. O Centro está estruturado para trabalhar com um amplo espectro de profissionais, desde aluno de faculdades até ultra especialistas.