Hospital Care estrutura sua Transformação Digital com o SAP S/4HANA

Foto: Freepik

A Hospital Care, holding administradora de serviços de saúde pertencente à gestora Crescera e ao fundo Abaporu iniciou em abril de 2019 sua jornada de transformação digital, com a implementação do ERP inteligente SAP S/4HANA. Com foco em fusões e aquisições no setor de saúde, a Hospital Care pôde obter inúmeros ganhos de integração e sinergia entre as empresas adquiridas e suas diferentes soluções locais, passando a atuar por meio de um Centro de Serviços Compartilhados que provê serviços corporativos a todas as unidades do grupo.

A principal motivação para a adoção do S4/HANA foi a busca de eficiência operacional, já que a empresa é focada em comprar hospitais e montar soluções integradas de prestação de serviços em cada localidade. Para isso é necessário buscar o modelo mais aderente à necessidade da saúde e que, ao mesmo tempo, otimize recursos e traga melhorias.

Roberto Penido, Gerente de tecnologia da Hospital Care, explica que a implementação do SAP S4/HANA foi particularmente desafiadora para o grupo porque, tendo sido iniciada em 2019, teve o go live em fevereiro do ano passado, precisando avançar na fase de estabilização em plena fase aguda da pandemia. O executivo explica que a holding tomou a decisão de adotar soluções SAP em 2018 e iniciou as discussões de processos no início de 2019, com conclusão da implementação no início de 2020. Um dos desafios foi a preparação para a integração de sistemas hospitalares – dois deles os de maior operação no País.

“Para que possamos obter sinergias e prestar serviços de saúde de forma mais adequada, criamos uma Central de Serviços Compartilhados, tirando de cada unidade as atividades que não são seu core business – a parte financeira, de suprimentos, folha de pagamento – para que ela se dedique às atividades assistenciais. Ao fazermos isso, era fundamental que essa operação acontecesse numa plataforma única em que conseguíssemos padronizar os processos para prestar esses serviços a todas as unidades, independentemente do sistema que utilizam localmente”, justificou Penido.

Além dos benefícios de sinergia e ganhos de eficiência e de integração, houve ganhos na área financeira. Ele explica que, antes, eram usadas soluções locais. O trabalho durante a implementação foi mapear todos esses processos de sistemas locais e criar um padrão único dentro do sistema da SAP para que eles ocorressem de forma integrada às soluções hospitalares.

Para Penido, o processo é complexo porque as tarefas começam nessas soluções de saúde, chegam para ser processadas no SAP e retornam para essas soluções darem continuidade. “A questão da integração de dados e continuidade do processo é crítica. Ao construir isso, percebemos várias oportunidades de otimização e melhorias de processos, para que eles sejam não apenas bem executados, mas sobretudo seguros”, afirmou.

Maykon Fernandes, Vice-Presidente de Core Industries da SAP Brasil, explica que o SAP S/4HANA é uma solução completa, capaz de oferecer às empresas uma visão unificada de suas operações para tomada de decisões. Como alicerce para a transformação digital, oferece as condições para integração inteligente dos diferentes processos de negócios e para a adoção de tecnologias emergentes, permitindo que as empresas se mantenham inovadoras e competitivas. “O projeto com a Hospital Care é um exemplo do potencial de unificação e simplificação de processos que inclui atividades na holding, seus hospitais, laboratórios e centros clínicos, mas cujas informações precisam estar consolidadas e acessíveis para a análise gerencial que suporta a tomada de decisão”, disse.