IA como chave para uma indústria competitiva: HANNOVER MESSE apresenta destaques de sua próxima edição

Foto: Divulgação – HANNOVER MESSE

No dia 21 de fevereiro, jornalistas de todo o mundo se reuniram em Hannover, na Alemanha, para participar do press preview da HANNOVER MESSE, maior feira global de tecnologias industriais. 

A próxima edição da feira acontecerá entre os dias 22 e 26 de abril. Sob o tema “Energizando uma Indústria Sustentável”, o evento discutirá os pilares temáticos da digitalização, automação e eletrificação – tendo a inteligência artificial como ponto de ligação. Os organizadores comemoram: os mais de 4.000 expositores deste ano estão muito bem posicionados nestas áreas, oferecendo aos visitantes uma visão abrangente das principais tendências do mercado.

Foto: Divulgação – HANNOVER MESSE

“As tensões geopolíticas, as alterações climáticas, a estagnação do crescimento, os elevados preços da energia e a escassez de trabalhadores qualificados são alguns dos fatores que tornam a redução de custos e a eficiência questões dominantes nas empresas. Ao mesmo tempo, a inteligência artificial (IA) conduzirá a mudanças profundas no mundo do trabalho na indústria”, disse Dr. Jochen Köckler, CEO da Deutsche Messe AG durante sua fala na abertura do evento. “Neste contexto, a HANNOVER MESSE é mais importante do que nunca”, completou Dr. Köckler. Segundo ele, serão apresentadas em Hannover tecnologias e soluções que permitam à indústria produzir de forma competitiva e sustentável. Cadeias de produção inteligentes e neutras em CO2, inteligência artificial e hidrogênio de baixo carbono foram listadas como pautas focais das discussões na feira.

Para os organizadores da HANNOVER MESSE, a inteligência artificial é o próximo nível da digitalização industrial. “A velocidade com que as soluções de IA estão chegando à indústria é impressionante. As empresas devem investir agora e, acima de tudo, apresentar aos seus colaboradores as oportunidades oferecidas pela IA, caso contrário serão deixados para trás pela concorrência”, enfatizou. “A inteligência artificial é a chave para uma indústria competitiva e sustentável.”

Partindo desse preceito, a feira irá reunir diferentes aplicações: robôs que podem ser controlados por voz, máquinas que detectam erros automaticamente ou sistemas que reduzem o tempo de inatividade por meio de manutenção preditiva.

Paralelamente ao papel de vitrine global das principais tendências em tecnologia industrial, a HANNOVER MESSE atua, segundo o CEO da Deustche Messe AG, como um baluarte contra a ameaça de desindustrialização da Europa. “Nossos expositores vão mostrar que a produção industrial competitiva é possível na Europa. No entanto, o pré-requisito é um quadro regulamentar que promova a inovação e o empreendedorismo.” A solução reside na interação entre automação, digitalização e eletrificação, em uma ampla cooperação intersetorial e internacional.

Foto: Divulgação – HANNOVER MESSE

Outro tema de destaque da próxima edição é o hidrogênio de baixo carbono. Espera-se que cerca de 500 expositores da indústria de hidrogênio e células de combustível apresentem as suas soluções em Hannover. “Na HANNOVER MESSE mostraremos o que é tecnologicamente viável e criaremos bases para que os ambientes políticos e industriais  possam discutir de forma assertiva sobre uma jornada concreto para uma economia de hidrogênio”, disse Dr. Köckler.

Tendo a Noruega como país-parceiro dessa edição, a feira recebeu durante a coletiva de imprensa Laila Stenseng, Embaixadora da Noruega na Alemanha, e Per Niederbach, Vice-Presidente do Conselho Executivo e Diretor de Comércio e Investimento da Innovation Norway, que palestraram sobre os potenciais do país no âmbito de energias renováveis.

Para fechar a conferência exclusiva para os jornalistas, Dr. Fabian Bause, Gerente de Produtos da Beckhoff Automation GmbH & Co. KG palestrou sobre inteligência artificial e automação.

“A automação é a chave para uma economia sustentável, pois reflete diretamente na produtividade e segurança de suprimentos, na otimização de recursos, na preservação da eficiência econômica e, claro, na consistência e qualidade da produção”, afirmou Dr. Bause, corroborando a posição de Dr. Köckler ao frisar que a Inteligência Artificial a nível industrial será a principal ferramenta para essa transformação. “Estamos falando de levar mais capacidade de computação para Inteligência Artificial no chão de fábrica, democratizando essas ferramentas e personalizando soluções para atender às demandas de cada companhia.”

Como representante oficial da feira no Brasil, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo apoia a participação de empresas como expositoras ou visitantes. Para obter mais informações, entre em contato pelo mebds@ahkbrasil.com