IFA Berlin 2022 apresenta produtos eletrônicos sustentáveis para diminuir a pegada de carbono

Foto: Divulgação IFA Berlin

A sustentabilidade se tornou um tema onipresente, especialmente nas indústrias alimentícias e de vestuário. Mas como a sustentabilidade se aplica aos dispositivos eletrônicos? Na edição de 2022 da IFA Berlin, feira líder do setor, que acontecerá de 2 a 6 de setembro, os visitantes receberão uma resposta para essa pergunta no centro de inovação IFA NEXT Innovation Hub no Hall 20 do Centro de Exposições de Berlim.

O local reunirá institutos de pesquisa, startups, associações e especialistas da indústria e da ciência para apresentações de soluções inovadoras que buscam impulsionar o desenvolvimento sustentável da indústria de produtos eletrônicos. Os temas principais do hub serão métodos de produção econômicos e neutros em carbono, reparabilidade e reciclagem.

Além disso, o Instituto Fraunhofer de Confiabilidade e Microintegração (Fraunhofer-Institut für Zuverlässigkeit und Mikrointegration – IZM) apresentará estratégias para uma economia circular e demonstrará o impacto ambiental de celulares e tablets, dando ideias para a fabricação de produtos recicláveis: “Desenhar, fabricar, usar… e depois?” Para cada uma dessas fases, os palestrantes trarão formas de tornar os produtos mais sustentáveis. Baseado na evolução do Fairphone, os palestrantes mostrarão como os dispositivos podem ser projetados de forma modular, o que é vital para a reparabilidade e a reciclagem.

Exemplificado por um tablet totalmente reciclável, o instituto indicará como as pequenas e médias empresas (PMEs) podem fazer uso de métodos digitais para pequenas séries de produção na fabricação local. A fase de produção de um dispositivo inteligente é o maior emissor de dióxido de carbono, portanto, para alcançar um equilíbrio ecológico positivo, é fundamental manter o produto em uso pelo máximo de tempo possível.

Outro destaque será a empresa francesa Cooperative Commown, que apresentará produtos inovadores com foco na sustentabilidade. A empresa aluga diferentes dispositivos eletrônicos e oferece vários serviços, como reparos e suporte técnico.

O IFA NEXT também contará com a presença da empresa Matter, expondo uma tecnologia inovadora para combater a poluição por microplásticos, que representam outro desafio ambiental. Partículas com menos de 5 mm não apenas impactam a capacidade dos oceanos de absorver dióxido de carbono, mas também poluem a água, a atmosfera e os alimentos.

A empresa precycle também estará presente na feira. Criado pela Universidade Técnica de Potsdam (Fachhochschule Potsdam), o projeto tem a intenção de compensar a pegada de carbono do consumo de plástico por meio de soluções digitais e, assim, beneficiar a sociedade e o meio ambiente. A iniciativa já recebeu aprovação do EXIST, programa de desenvolvimento do Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Climáticos da Alemanha (Bundesministeriums für Wirtschaft und Klimaschutz, em alemão).

A presença online (a partir de plugins, blockchain, aplicativo e outros) deste serviço de compensação oferece pela primeira vez uma grande mensuração de transparência. Com créditos de plásticos e doações, a empresa quer estabelecer a compensação plástica entre os varejistas e ajudar empresas e consumidores a se tornarem neutros em relação ao plástico. O objetivo é que cada quilo do produto que entrar no ciclo econômico seja compensado por meio da recuperação e reciclagem de um quilo de resíduos plásticos no sul global. A empresa também quer garantir que os trabalhadores locais de resíduos sejam oficialmente empregados e tenham acesso a seguro saúde, proteção de emprego e educação.

Já a ideia da empresa BerlinGreen é trazer plantas para as casas durante todo o ano, particularmente nas áreas metropolitanas onde a natureza não está tão presente. Com sua GreenBox, a empresa desenvolveu uma tecnologia inovadora de jardinagem interior limpa e eficiente em pequenas áreas e em qualquer tipo de apartamento. A empresa explica que o sistema com sua eficiente iluminação LED e sensores garante o cultivo de verduras, ervas e outras plantas de maneira fácil e bem-sucedida.

*A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, representante oficial da feira no Brasil, oferece o suporte necessário para sua participação. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mebds@ahkbrasil.com.

IFA+ Summit

O IFA+ Summit será outro destaque da feira deste ano: no dia 5 de setembro, das 9:30 às 17:30 horas (horário de Berlim), especialistas dos meios empresariais, políticos e acadêmicos abordarão o tema da globalização e apresentarão perspectivas para os próximos meses e anos. 

A programação pode ser conferida aqui.