IFAT, líder mundial em tecnologias ambientais, divulga primeira feira internacional no Brasil

Foto: Divulgação Representação Estado da Baviera no Brasil

A IFAT é uma empresa líder global no setor de tecnologias ambientais, com atividade desde 1966. Hoje, a empresa mantém oito sedes residentes em diferentes países, tendo em seu portfólio 11 eventos chave. Com recentes acontecimentos, a companhia se expandiu para a América Latina, resultando na criação da IFAT Brasil.

Em seu encontro no Brasil, serão abordados temas de diversas áreas, como: gestão de água e esgoto, drenagem e infraestrutura para saneamento, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética. Esses tópicos tem grande relevância para o país, tendo em vista a recente aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico e o potencial de desenvolvimento humano viabilizado por soluções de problemas de resíduos. Conforme a plataforma IBGE países, atualmente 90,8% dos brasileiros possuem acesso à rede sanitária, segundo dados de 2020. No futuro, o atendimento universal, possibilitará não só a melhora de índices sanitários, mas também a expansão da capacidade produtiva, da infraestrutura e do consumo no país.

O principal objetivo do setor era atingir a universalização do saneamento até o ano de 2033, todavia, o Brasil está atrasado e provavelmente não cumprirá essa meta. Desse modo, um novo método de desenvolvimento de negócios foi implementado, possibilitando a atração de novas empresas.

A experiência da IFAT na realização de feiras ao redor do mundo nos setores de manejo de recursos hídricos e saneamento, assim como recursos naturais secundários e resíduos, é evidenciada pelos planos de realização de 5 feiras internacionais só em 2023. Demonstrando o compromisso dos organizadores com o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), Philipp Eisenmann, Diretor de Exibição na IFAT de Munique, afirma: “Nossas ações futuras são pautadas na sustentabilidade. Não é só um plano, é a nossa atitude, e será base para nossas decisões e ações”.

Para assegurar o sucesso de seus projetos, a IFAT criou, inclusive, seu próprio código de conduta em sustentabilidade e inovação. Além disso, também possibilitou que empresas que participam de seus eventos neutralizem suas emissões de gases de efeito estufa, por meio da auditoria de CO2 GoGreen.

A IFAT de Munique possui uma taxa de satisfação de 98% dos expositores e é considerada um sucesso na Alemanha. Por meio de palestras, demonstrações e oportunidade de networking, o evento no Brasil focará na conexão de fundos, instrumentos financeiros e competências, além da sincronização de aspectos regulatórios e mapeamento de necessidades. Nesse sentido, em parceria com a ISLE utilities, a IFAT Brasil lançou o pavilhão inovação, por meio do qual empresas interessadas podem concorrer a inclusão de seus produtos em uma incubadora de desenvolvimento de negócios, com auxílio na capacitação e expansão de sua comercialização.

Com o objetivo de desenvolver tecnologias ambientais e o fluxo de capital, a IFAT Brasil também promove a conexão entre empresas e fornecedores do meio de construção, maquinário e equipamento, além de consultorias. O evento está previsto para ocorrer entre os dias 24 e 26 de abril de 2024 e será realizado no São Paulo Expo Exhibition e Convention Center.