Implementação da Internet 6G está em debate no Estado Livre

Foto: Freepik

A internet é uma ferramenta essencial no cotidiano, sem ela é impossível desempenhar normalmente atividades econômicas fundamentais, em inúmeros setores. Com a implementação da internet 6G será ampliado ainda mais o efeito da ferramenta como parte fundamental de qualquer atividade comercial e de investimentos.

O portal Bayern Innovativ afirma que a internet 6G já em está na fase de pesquisa e desenvolvimento no Estado da Baviera. A introdução dessa nova banda larga fortalece a capacidade de armazenamento de dados e a segurança das comunicações, além de possibilitar novas aplicações como os gêmeos digitais. Para facilitar o processo de pesquisa nessas e em outras áreas, a Bayern Innovativ, criou o “Thinknet 6G”, que possibilita que mais empresas possam explorar novas maneiras de movimentar a rede coletivamente.

Roland Weigert, Vice-Ministro do Ministério da Economia, Desenvolvimento Regional e Energia afirma: “Prevemos saltos significativos de inovação no 6G, em direção a uma infraestrutura inteligente, adaptativa, bem como mais confiável e cibersegura. Essas melhorias permitirão a inovação em todos os setores que são cruciais para a economia da Baviera, por exemplo, a indústria automotiva e a condução totalmente autônoma e conectada, ou o setor de saúde e posicionamento preciso para cirurgias remotas.”

Segundo plataformas especializadas em tecnologia da informação, a internet 6G deve chegar no Brasil somente após o ano de 2025. O maior problema a ser levantado na adesão da nova tecnologia no Brasil, é o debate sobre os efeitos sociais da ferramenta. Para combater desafios que possam surgir com a introdução dessa nova dimensão de banda de internet, o evento “Inovações 6G: Como a Baviera permanece na vanguarda do desenvolvimento” foi realizado no dia 27 de abril, de forma gratuita, nos escritórios de design Atlas na cidade de Munique, e se tornou palco para temas como o futuro das comunicações móveis no Estado Livre. Além do Inovações 6G, alguns encontros que abordarão o avanço da digitalização, também estão programados para ocorrer ainda em 2023 pela mesma plataforma.

Outra iniciativa é o Thinknet 6G, organizado pelo Centro de Digitalização da Baviera em parceira com os encontros oferecidos por empresas de inovação. Essa iniciativa tem como objetivo atrair indústrias interessadas no mercado de comunicação celular.