Iniciativa da BMW capacita organizações internacionais que defendem a diversidade

Foto: Divulgação BMW Group

O Hub de Inovação Intercultural (IIH), uma iniciativa da UNAOC e do BMW Group, com o apoio da Accenture, capacita organizações internacionais de base que defendem a diversidade, integração e inclusão social. O segundo workshop presencial de capacitação para os beneficiários da edição atual do IIH ocorreu em São Paulo, Brasil, de 17 a 22 de março de 2024, e teve como foco o fortalecimento de suas capacidades e a expansão do impacto de seus projetos. Isso faz parte de um programa abrangente de apoio com o objetivo de promover projetos inovadores que contribuam para sociedades inclusivas em todo o mundo.

Durante o workshop presencial do IIH, foram abordados tópicos chave, como estratégia de financiamento sustentável, liderança e cultura.

O workshop incluiu uma visita à Mais Diferenças – uma organização beneficiária atual do IIH sediada em São Paulo – durante a qual os participantes aprenderam sobre sua iniciativa “Literatura em Múltiplos Formatos” e seus esforços para fornecer recursos de leitura inclusivos e acessíveis para pessoas de todas as habilidades. Os beneficiários do IIH também interagiram com ex-alunos de edições anteriores do IIH do Brasil, incluindo aqueles de organizações como Politize!, Usina da Imaginação e Associação Vaga Lume, que compartilharam seus desafios, lições aprendidas e abordagens para sustentabilidade e inovação. Ao longo do workshop de uma semana, os participantes também aprenderam mais sobre o trabalho, mandatos e atividades do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e do Pacto Global das Nações Unidas durante visitas aos seus escritórios em São Paulo.

O workshop em São Paulo fez parte de um pacote de apoio abrangente feito sob medida fornecido aos beneficiários do IIH ao longo de um ano. Desde a sua seleção, os beneficiários participaram de uma série de treinamentos virtuais e presenciais intensivos, incluindo um workshop presencial em Munique que abordou os temas de estratégia de desenvolvimento organizacional, escalonamento sustentável de projetos, além de apresentação e contação de histórias eficazes.