Fortalecimento do financiamento de startups no Estado Livre da Baviera

Foto: Unsplash

Ministro da Economia do estado afirma: “Nós nos encarregamos de não deixar as Startups bávaras sem fôlego”

O Governo do Estado da Baviera está lançando dois fundos ScaleUp com um volume total de 250 milhões de euros. O grupo-alvo são startups em fase de crescimento avançado, a chamada fase de “scale-up“, bem como fundos de capital de risco (venture capital) que investem em scale-ups da Baviera. “Nós nos encarregamos de não deixar as startups bávaras sem fôlego. Em uma comparação a nível global, as startups alemãs focadas em crescimento ainda não têm fácil acesso a financiamento. Por isso, estamos felizes em alocar esse valor para apoiar startups bávaras bem-sucedidas. Especialmente em grandes rodadas de financiamento, as empresas do Estado Livre dependem também de investidores estrangeiros. Com os novos fundos, queremos reduzir essa dependência e, assim, também evitar que o know-how bávaro seja transferido para o exterior”, disse o Ministro da Economia do estado, Hubert Aiwanger.

Dr. Otto Beierl, CEO do banco de fomento LfA Förderbank Bayern explica que “para ter sucesso a longo prazo, inúmeras startups promissoras da Baviera não só precisam de capital de risco no início de sua fase de fundação, mas também no desenvolvimento posterior de capital intensivo e de risco. À vista disso, o ScaleUp Fund Bavaria e o ScaleUp Umbrella Fund Bavaria são instrumentos extremamente importantes para o financiamento de startups na Baviera. Estou muito satisfeito por podermos usar os fundos para fortalecer tanto as respectivas empresas como também o desempenho geral da Baviera como um polo tecnológico.”

Diretor Executivo da Bayern Capital, Dr. Georg Ried ainda esclarece que “com o ScaleUp Fund Bavaria, o Estado Livre está criando um instrumento eficaz para apoiar especificamente os líderes de tecnologia da Baviera em seu caminho para se tornar empresas que operam internacionalmente. Agora, também podemos atuar como um parceiro de investimento de alto desempenho na área de financiamento de expansão de capital intensivo e de alto potencial”. O Codiretor Administrativo Roman Huber acrescenta: “Desta forma, nós motivamos investidores privados a participarem durante fases decisivas de crescimento da nossa ‘forja hightech’ e, assim, permitimos que a Baviera, o local do futuro, avance de maneira eficaz e sustentável.”

A maior parte do volume do fundo soma 200 milhões de euros e está disponível ao ScaleUp-Fonds Bayern para investimentos diretos e é administrado pelo Bayern Kapital, a subsidiária integral do LfA Förderbank Bayern para investimentos de capital de risco. Com a ajuda deste fundo, os líderes de inovação da Baviera podem receber investimentos entre 10 e 25 milhões de euros por participante. O requisito básico para a participação é que, um ou mais investidores privados estejam envolvidos nas mesmas condições. Assim, as start-ups não só têm a perspectiva de maiores volumes de capital, como também se beneficiam tanto expertise técnica quanto da rede regional e internacional dos parceiros de investimento.

Outros 50 milhões de euros serão direcionados ​​pelo LfA Förderbank Bayern, com o fundo ScaleUp Umbrella Fund Bavaria, para investimentos específicos, chamados de investimentos de fundos em fundos. Este fundo investe até 10 milhões de euros em fundos de capital de risco e de dívida de risco, que por sua vez participam de startups inovadoras, orientadas para tecnologia e desenvolvimento, de todos os ramos da indústria e em fase de expansão e crescimento. Desta forma, o financiamento de empresas por gestores consolidados e novos é ainda mais promovido, e incentivos sustentáveis ​​são definidos para trazer mais capital de risco à Baviera. Isso fortalece o cenário de capital de risco do Estado bávaro, melhora as oportunidades de financiamento para startups inovadoras e define dinâmicas de crescimento in loco.

Fonte: Assessoria de imprensa do Ministério da Economia, Desenvolvimento Regional e Energia