InnoTrans 2022 apresenta soluções para o setor ferroviário desenvolvidas por empresas de 56 países

Foto: Divulgação InnoTrans

A 13ª edição da InnoTrans, feira líder de tecnologia de transportes, será realizada entre os dias 20 e 23 de setembro, em Berlim. A feira contará com 2.770 expositores de 56 países apresentando os seus novos produtos, o que representa cerca de 250 destaques exibidos no Centro de Exposição de Berlim.

Entre as 14 inovações do mundo inteiro expostas na InnoTrans, estará a “Missão possível”, da Finlândia. A empresa SATEL desenvolveu a plataforma MCCU (Mission-Critical Connectivity Unit) para resolver os desafios de conectar máquinas em áreas rurais onde as condições ambientais são difíceis. Em seguida, o expositor polaco, Neo.Net, apresentará o sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), FiberCAMERA, baseado na tecnologia de transmissão de dados por fibra óptica e pode detectar e correlacionar sinalização ferroviária, posicionamento de pantógrafos e eventos perigosos em passagens de nível.

Além disso, a empresa suíça Axon Vibe criou uma plataforma de mobilidade gerado por Inteligência Artificial (IA) que recompensa o uso de meios de transporte neutro ao clima. A East Japan Railway Company (JR East), uma das maiores operadoras de transporte público do mundo, já está utilizando esta solução em seu aplicativo Tokyo Nudge. Nele, quem estiver atrasado por conta de interrupções nas operações de transporte público receberá um café gratuito.

Também do Japão vem a empresa Hitachi Energy, que apresentará a sua tecnologia RESIBLOC® Rail 25 kV com sistema de arrefecimento integrado. Esta é uma tecnologia plug-and-play para transformadores de tração a bordo sem a necessidade de usar óleo.

Já a empresa indiana Sheela Foam desenvolveu, devido à demanda crescente da indústria de redução de peso, uma nova espuma de poliuretano (densidade de 75 kg/m3) que deverá resultar em uma redução adicional na ocupação ferroviária de 20%.

Por outro lado, o foco de países como a Austrália ou Israel está na segurança e na análise de objetos visuais. Com a ajuda de IA e sensores eletro-ópticos, o sistema de assistência ao condutor, da empresa israelita Rail Vision, detecta e classifica obstáculos nas vias ferroviárias. Adicionalmente, a australiana 4Tel desenvolveu o HORUSTM, uma IA omnipresente que analisa, em tempo real, objetos que proporcionam ao maquinista melhor conhecimento da situação das operações ferroviárias.

O expositor dos Estados Unidos, Piper Networks, desenvolveu o primeiro sistema de posicionamento de trens de banda ultralarga (Ultra WidebandUWB) do mundo que tem a certificação de segurança SIL-4. A tecnologia permite o rastreamento em tempo real de trens, veículos, trabalhadores de trilhos e outros ativos ferroviários em poucos centímetros, mesmo em ambientes desafiadores, como túneis subterrâneos de metrô ou trilhos elevados.

De volta à Europa, a empresa francesa Crouzet SAS combinou motores com inteligência artificial. Isso permite que seus motores realizem autodiagnósticos para evitar quebras e melhorar a confiabilidade dos sistemas ferroviários.

Representando a Alemanha, a Siemens Mobility fará a apresentação do Mireo Plus H, próxima geração de trens a base de hidrogênio que combinam um desenho inovador e uma tecnologia sustentável. O Mireo Plus H é caraterizado por elevada potência de transmissão de 1,7 MW para uma aceleração até 1,1 m/s², bem como um alcance de até 1.000 quilômetros.

Ainda relacionado ao hidrogênio, a empresa Stadler mostrará pela primeira vez o seu trem FLIRT H2, operado a base do produto. Segundo a San Bernardino County Transportation Authority (SBCTA), o FLIRT H2 é o primeiro trem de passageiros movido a hidrogênio dos Estados Unidos e contribui significativamente para trazer ao país a tecnologia de zero emissões no transporte ferroviário.

Por fim, a empresa alemã Knorr-Bremse, líder mundial de sistemas de frenagem, desenvolveu um novo freio eletromecânico (freio EM), no qual o sinal e a energia de frenagem são gerados e transmitidos de forma elétrica. Com essa tecnologia, a empresa pretende estabelecer uma mudança de paradigma no mercado de trens.

Durante todos os dias da feira, os visitantes e jornalistas serão recebidos nos estandes de exposição por representantes das empresas e poderão conhecer suas inovações.

Sobre a InnoTrans

A InnoTrans é a principal feira mundial de tecnologia de transporte e se realiza a cada dois anos em Berlim. Em sua última edição, 3.062 expositores de 61 países apresentaram as inovações da indústria ferroviária mundial a 153.421 visitantes comerciais que vieram de 149 países. Os cinco segmentos da InnoTrans são Tecnologia Ferroviária, Infraestrutura Ferroviária, Transporte Público, Construção de Interiores e de Túneis. A feira é organizada pela Messe Berlin.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, representante oficial da feira no Brasil, oferece o suporte necessário para expositores e visitantes. Usando o código INNO22_AV_BR_252, visitantes garantem seus ingressos com valores promocionais!

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mebds@ahkbrasil.com.