Inovações em agricultura da BASF contribuem com a segurança alimentar, o clima e o meio ambiente

Foto: Divulgação BASF

A BASF anuncia seu panorama de 10 anos para inovações agrícolas que reforçam a segurança alimentar para as gerações futuras e, ao mesmo tempo, minimizam o impacto da agricultura sobre o clima e o meio ambiente.

A empresa se concentra em melhorar os resultados nos principais cultivos, como soja, milho, algodão, arroz, trigo e canola, assim como frutas e vegetais. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), estes cultivos representam mais de 50% das terras agrícolas do mundo. É por isso que as inovações aplicadas em tão grande escala têm o potencial de tornar a agricultura ainda mais produtiva e sustentável.

Para esses cultivos, a BASF continua inovando em seu desenvolvimento de sementes e traits, tratamento de sementes, soluções biológicas e químicas, assim como ferramentas de agricultura digital e lançará grandes projetos em todas as áreas até a próxima década. O valor do pipeline de inovação continua forte, com um potencial de vendas estimado em mais de 7,5 bilhões de euros.

A importância das soluções da BASF para a sociedade está crescendo, uma vez que a empresa incorpora constantemente critérios de sustentabilidade às suas pesquisas agrícolas. Em 2021, a BASF investiu aproximadamente 900 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento no segmento de Soluções para Agricultura, representando cerca de 11% das vendas do segmento. Em 2022, continuará investindo em pesquisa e desenvolvimento de inovações agrícolas de alto nível.

Ao mesmo tempo em que se concentra em sistemas produtivos estratégicos nas diferentes regiões agrícolas, a empresa adapta seus produtos, tecnologias e serviços para ajudar os agricultores a produzirem da melhor forma, mesmo em condições ambientais desafiadoras.

“A inovação na agricultura é essencial para permitir a produção sustentável de alimentos. Precisamos encontrar o equilíbrio certo para obtermos uma melhor produtividade que atenda às exigências das gerações futuras, tenha um impacto mínimo sobre o meio ambiente e ajude os agricultores a terem longevidade nos seus negócios”, disse Dr. Livio Tedeschi, Presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF. “Nossas inovações permitem ao mesmo tempo uma agricultura mais produtiva e sustentável sendo estas as principais alavancas identificadas pelas Nações Unidas e incorporadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para nós essa é uma prioridade e nos comprometemos a promover a agricultura sustentável até 2030, com metas claras e mensuráveis.”

“Na última década, desenvolvemos um amplo portfólio que abrange todas as tecnologias necessárias para um futuro mais sustentável da agricultura”, disse Dr. Peter Eckes, Presidente de R&D e Regulatório da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF. “Como uma parceira de inovação conceituada e confiável, nossa pesquisa de soluções para agricultura reflete uma estratégia de longo prazo que oferece estabilidade aos agricultores em um mundo em mudança, além de permitir que aumentem sua produtividade e reduzam o impacto sobre os recursos naturais”.