Inscrições abertas para estudo inédito sobre jornadas net zero das empresas

Foto: Pixabay

A preocupação com as mudanças climáticas tem ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações. As evidências científicas sobre as graves consequências do aquecimento global para o planeta, assim como as demandas de investidores e da sociedade por providências, têm guiado as empresas a implementarem agendas net zero, isto é, estratégias para zerarem suas emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) no longo prazo.

Com objetivo de contribuir para o posicionamento das organizações sobre o tema, a consultoria estratégica Mirow & Co., em parceria com a Biofílica Ambipar Environment, está realizando um estudo inédito sobre as jornadas net zero de grandes empresas brasileiras. O estudo consiste no mapeamento e avaliação da maturidade das jornadas net zero das organizações, mensuradas de acordo com escala desenvolvida pela Mirow.

O objetivo do estudo é estimular um maior autoconhecimento e reflexão das empresas participantes sobre seu momento atual e desafios na mudança para uma economia de baixo carbono. “Além disso, esperamos promover uma maior troca de experiências e cooperação entre empresas de diferentes setores da economia brasileira nesse esforço de transição”, argumenta Fernando Fabbris, líder da prática de mudanças climáticas na Mirow & Co.

As empresas participantes receberão um relatório exclusivo, que conterá uma análise de sua jornada net zero em comparação ao mercado e um banco de ideias composto pelas diversas soluções mapeadas no estudo. Além disso, os participantes terão acesso a um evento exclusivo de divulgação dos resultados e compartilhamento de boas práticas, no qual estarão presentes representantes da Mirow & Co. e da Biofílica Ambipar Environment, executivos das áreas de sustentabilidade das empresas participantes e especialistas no tema.

Qualquer empresa pode se inscrever para participar do estudo, que é gratuito – basta que tenha alguma agenda de descarbonização em andamento, independentemente do nível de maturidade. Após a confirmação da inscrição, será agendada uma entrevista de cerca de 45 minutos, por vídeo chamada, entre especialistas da Mirow & Co. e o executivo responsável pela agenda de descarbonização na empresa. Essa entrevista será a fonte dos dados utilizados pela consultoria para cálculo do índice de maturidade da empresa em sua jornada net zero.

O estudo já está em andamento e já conta com a participação de cerca de 20 grandes organizações. Os resultados até o momento têm sido interessantes. “É muito legal ver a alta relevância que as empresas têm atribuído ao tema de descarbonização, uma vez que muitas delas já tem se comprometido de forma voluntária com metas de redução de emissões e já possuem iniciativas em andamento, que contam com um orçamento e responsáveis pela execução”, afirma Giulia Turcato, líder do projeto na Mirow & Co.

Para solicitar a participação é necessário apenas enviar um e-mail para danilo.menon@mirow.com.br, até 02 de setembro, e aguardar instruções para os próximos passos.