Inserto metálico da Böllhoff garante alta resistência em rosqueamento em produtos plásticos

Foto: Divulgação Böllhoff

De acordo com a Grand View Research, o mercado global de plásticos automotivos foi avaliado em US$ 29,50 bilhões em 2022, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 5,2% de 2023 a 2030. O levantamento aponta ainda que globalmente, a recuperação do setor automotivo, recursos aprimorados de design e foco crescente na redução do peso de veículos, além do controle de emissões estão entre os principais fatores que impulsionam a expansão do mercado de plásticos automotivos. Os plásticos são amplamente utilizados em componentes e peças automotivas devido à facilidade de fabricação, possível fonte de matérias-primas renováveis e projetos aprimorados.

Além deste, os setores aeroespacial, de produtos eletroeletrônicos e de bens de consumo também usufruem dos benefícios da aplicação de insertos metálicos para fixação em produtos plásticos. Acompanhando essa tendência, a Böllhoff, multinacional alemã especializada em tecnologia de fixação e sistemas de montagem, oferece ao mercado uma linha de insertos metálicos (compostos de latão, alumínio ou aço) chamada AMTEC® (After Moulding Technology), que elevam a segurança e resistência de fixação de produtos roscados em componentes de materiais plásticos pós-moldagem.

O CEO da Böllhoff no Brasil, Flávio Silva, comenta sobre a necessidade de roscas de alta resistência em inúmeras aplicações no mercado de plásticos. “Há no mercado parafusos auto atarraxantes que são aplicados diretamente nos materiais plásticos, por exemplo, mas nem sempre atendem aos requisitos técnicos de projetos complexos, principalmente tratando-se de componentes que devem ser desmontados e montados repetidamente durante sua vida útil. O que fazemos é considerar o inserto metálico desde a concepção do projeto, prevendo-o no design do molde de injeção, seguido da aplicação do inserto após a moldagem. Dessa forma, otimizamos custos e asseguramos o resultado superior esperado para fixação do componente, em qualquer tipo de material plástico”, comenta.

A Böllhoff tem as certificações necessárias para atendimento do mercado nacional. Em aeroespacial, a Böllhoff possui certificação AS/EN 91000, o que a torna um parceiro altamente confiável para as empresas que atuam nesse setor. Adicionalmente para o automotivo possui a IATF, que é uma certificação que assegura a qualidade ao setor automotivo.