Instituto Böllhoff de Medula Óssea apoia campanha de combate ao câncer infantojuvenil

Foto: Divulgação Instituto Böllhoff

O mês de setembro marcou a campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para o combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto Böllhoff de Medula Óssea que é uma associação civil sem fins lucrativos – fundado por Michael Böllhoff (Grupo Bollhoff) e sua esposa Megan Böllhoff -, traz um alerta para os pais e responsáveis por crianças e adolescentes, para que estejam atentos aos sintomas que possam sinalizar o câncer infantojuvenil e, diante de qualquer um deles, buscar por atendimento médico.

Alguns desses sinais podem ser:

• Dores nos ossos e nos membros, com ou sem inchaço;
• Vômitos, dor de cabeça, alterações motoras ou paralisia de nervos;
• Manchas roxas, sangramento pelo corpo sem machucado;
• Aumento de volume ou surgimento de massa, especialmente no abdômen;
• Palidez inexplicada;
• Febre prolongada de causa não identificada;
• Cansaço excessivo e sem explicação.

Atualmente há instituições de saúde com profissionais especializados nas áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia e assistência social, para o tratamento adequado aos pacientes. Isto somado a uma infraestrutura com laboratório, farmácia hospitalar e enfermeiros treinados para o atendimento.

O Hospital da Criança do Grendacc em Jundiaí (interior de São Paulo) – com o qual o Instituto Böllhoff de Medula Óssea mantém parceria -, é uma das referências no tratamento e diagnóstico de câncer infantojuvenil. Atualmente, o hospital atende a 21 crianças e adolescentes em tratamento efetivo e faz o acompanhamento de outras 76.

Ao longo de seus 26 anos de luta contra o câncer infantojuvenil, o Hospital da Criança do Grendacc já realizou mais de 60 mil atendimentos para crianças e adolescentes de zero a 19 anos. A entidade alerta que diagnosticar precocemente a doença pode ajudar a melhorar a chance de cura, de sobrevida e de qualidade de vida de muitos pacientes.

“O instituto, que nasceu para maximizar o sucesso de transplante de medula óssea em pacientes com leucemia, também apoia iniciativas que promovam a saúde, assistência e empatia social a partir de ações que conscientizem e mobilizem a comunidade – como é o caso da campanha de combate ao câncer infantojuvenil, buscando engajamento para o diagnóstico precoce e devido tratamento”, diz Flávio Silva, Diretor Presidente do Instituto Böllhoff de Medula Óssea e CEO da Böllhoff Brasil. “Buscamos sempre somar esforços e se foram suficientes para salvar uma vida, já teremos uma parte de nossa missão cumprida!”, destaca.