Inteligência Artificial da Bosch detecta e previne falhas e mau funcionamento no processo de fabricação

Foto: Divulgação Bosch

O Centro de Inteligência Artificial da Bosch (BCAI) desenvolveu um sistema com base em IA que detecta falhas e mau funcionamento do processo de manufatura em estágio inicial, reduz confiavelmente as peças rejeitadas e melhora a qualidade dos produtos. Na conferência digital sobre inteligência artificial da Bosch “AI CON”, no dia 03 de março, Michael Bolle disse que o uso da inteligência artificial tornará as fábricas mais eficientes, produtivas e sustentáveis – e os produtos ainda melhores. “A nossa nova solução IA irá ajudar a economizar milhões em custos para as fábricas”, afirmou.

Plantas piloto, onde a solução de IA já está em uso, estão economizando entre um e dois milhões de euros por ano. A planta de Hildesheim (Alemanha), por exemplo, conseguiu identificar e eliminar interrupções nos fluxos dos projetos com a ajuda da IA. Como resultado, o tempo de ciclo das linhas de produção caíram em 15%. Os estudos confirmam o efeito da IA: a Indústria 4.0, em especial, se beneficiará com a expansão do uso da IA na Alemanha. Distribuído entre vários setores, o maior potencial de redução de custos – mais de 50% (182 bilhões de euros) – pode ser encontrado na produção assistida por IA (fonte: eco – Associação da Indústria da Internet e Arthur D. Little, 2019). Em 2021, a Bosch lançará a solução IA desenvolvida pelo BCAI, começando com cerca de 50 plantas de powertrain em todo o mundo e conectando-as a mais de 800 linhas de produção. Mais de um bilhão de mensagens de dados serão armazenadas na plataforma de análise todos os dias. Posteriormente, a Bosch planeja implementar a solução de IA em toda a empresa – cerca de 240 fábricas. A Bosch também aproveitará a experiência e o know-how tecnológico que ganhará e os incluirá ao desenvolvimento de novas tecnologias de IA na manufatura.

O usuário piloto da nova plataforma de análise de IA é o setor de negócios de Soluções para Mobilidade da Bosch. Durante os próximos anos, a empresa investirá cerca de 500 milhões de euros para levar digitalização e conectividade para suas fábricas. A expectativa de economia de custos será o dobro: cerca de um bilhão de euros até 2025 e parte integrante do projeto é o uso de inteligência artificial. A colaboração entre a BCAI e as fábricas da divisão resultou em uma solução universal de IA para manufatura que usa o Nexeed Manufacturing Execution System (MES) da Bosch Connected Industry para coletar, processar e analisar dados automaticamente de uma variedade de fontes quase em tempo real.

Os dados do sensor das máquinas servem como base para, por exemplo, para determinar as oscilações em uma ampla gama de processos de fabricação. O software Nexeed da Indústria 4.0 “traduz” e visualiza os dados e códigos, o sistema de IA faz uma recomendação para ação e o colaborador decide como proceder. As principais ferramentas neste processo são relatórios, individualmente configurados e adaptados para casos de uso locais e análise de IA correspondente. Essa configuração facilita a localização de possíveis causas de erros.