INTERSOLAR Europe 2023 aprofunda debate sobre energia renovável

Foto: Freepik

Abordando todo o potencial da energia fotovoltaica, a feira Intersolar Europe 2023 reunirá especialistas do mundo todo entre os dias 14 e 16 de junho na cidade de Munique, na Alemanha.

A exposição contará com palestrantes diretamente associados com a indústria solar e serão debatidos temas como o armazenamento e mobilidade elétrica, que estão em alta demanda.

O evento será realizado juntamente com o The Smarter E Europe, atividade com foco na indústria energética moderna, promovendo exposições, conferências, fóruns e workshops sobre o tema.

Os interessados em acompanhar as discussões podem adquirir ingressos clicando aqui

As discussões a respeito da indústria de geração de energia solar têm despertado crescente interesse dada a urgência no âmbito global por fontes alternativas e sustentáveis. Por meio de reações químicas, a energia do sol é transformada em corrente elétrica, possibilitando uma fonte de custo relativamente acessível e ambientalmente sustentável.

Reconhecendo o potencial dos painéis solares e outros equipamentos do setor, no ano de 2019 a Baviera criou o Programa de Ação Energética para aumentar a acessibilidade e a segurança das energias renováveis. Um dos objetivos é dobrar a oferta de energia verde até 2030 e, para isso, a energia solar será fundamental. 

Existem quatro tipos de energia solar. A fotovoltaica, que pode ser instalada em telhados e em fachadas, conecta as fontes de energia diretamente aos aparelhos elétricos. Diferentemente, a opção on-grid (na rede) inclui soluções de conexão de painéis solares à rede elétrica convencional e é considerada a alternativa mais econômica.

A energia fototérmica, por sua vez, ocorre por meio do aquecimento da água utilizando painéis que captam a energia térmica. Uma diferença entre esse tipo de energia solar e a energia fotovoltaica, é que a fototérmica utiliza placas feitas de cobre ou alumínio, devido ao fato desses materiais potencializarem a absorção do calor.

Há, ainda, a energia heliotérmica, que é mais utilizada em processos industriais e ocorre através da queima de combustíveis orgânicos. A Alemanha é o país que mais usufrui da energia verde heliotérmica.