Investimento para mais startups de Inteligência Artificial na Baviera

Foto: Baviera Medienportal

O Ministro de Assuntos Econômicos de Munique, Hubert Aiwanger, celebra o bom desenvolvimento para o ecossistema de startups na Baviera. O governo federal e o Estado Livre irá criar dois novos projetos de startup baseados em Inteligência Artificial (IA) e robótica para fomentar este crescimento: AI + MUNICH e Robo.Innovate.

O Ministério Federal da Economia (BMWi, na sigla em alemão) financia, com 5,9 milhões de euros, o desenvolvimento do ecossistema de IA como um todo e startups individuais deste setor na região de Munique.

Buscando fomentar a área de robótica, o Ministério de Assuntos Econômicos da Baviera (StMWi, na sigla em alemão) apoia o estabelecimento de uma central de alta tecnologia para projetos iniciais na área de robótica com cerca de 1,5 milhões de euros.

“Munique está se tornando um hotspot europeu para startups. Em algumas áreas, como em Insurtech, a capital do estado já é uma das melhores do mundo. Queremos assumir essas posições no setor de IA e de robótica. O governo federal e o Estado Livre da Baviera estão criando oportunidades adicionais para desenvolver e implementar modelos de negócios correspondentes.”, afirmou Aiwanger.

O objetivo do projeto AI + MUNICH, financiado pela BMWi, é criar uma forte aliança entre todos os parceiros de IA na região de Munique para desenvolver, aprimorar e acelerar ideias de startups e transferi-las das universidades para a indústria. Quem coordena este projeto é MUC SUMMIT GmbH, desenvolvedor do ecossistema de inovação de Munique, também financiado pelo StMWi.

O projeto Robo.Innovate dá às equipes acesso a infraestruturas (incluindo um laboratório de desenvolvimento de aplicações de robôs), formação tecnológica e cursos nas áreas de empreendedorismo e venture. A implementação é realizada pela Escola de Robótica e Inteligência de Máquinas de Munique da Universidade Técnica de Munique (TUM), que criou interfaces para iniciativas existentes como o TUM Venture Labs, além de centros de startup digital.

Aiwanger disse ainda que “As startups podem evoluir para as empresas futuras, transferindo inovações para empresas existentes por meio de pedidos e colaborações. Nossos fundadores são uma garantia de que a Baviera ajudará a moldar a transformação que está ocorrendo.”

O StMWi expandiu seu financiamento inicial nos últimos anos e as novas medidas como parte do Hightech Agenda Plus são:

  • Aumento dos programas de financiamento de startups como Flügge, Start? Grant! e BayTOU;
  • Novo programa de financiamento Startup International;
  • Innovate;
  • Guia de startup no Bayern Innovativ;
  • Copa da IA ​​da Bavária-França para times fundadores;
  • Novo ScaleUp Fund Baviera e ScaleUp Umbrella Fund Baviera (valor total de 250 milhões de euros).

Aproveite esta oportunidade de negócio na Baviera e saiba como internacionalizar sua startup: bayern@bayern.com.br.