Irani escolhe Voith para reforma em planta de papel reciclado

Foto: Divulgação Voith

Com amplo conhecimento no mercado de papel, a Voith foi novamente escolhida pela Irani para a reforma do sistema de preparação de massa na planta da empresa localizada em Campina da Alegria, em Vargem Bonita, Santa Catarina.

Pelo escopo do trabalho contratado, a Voith contribuirá para o aumento de produção da preparação de massa com adequação da capacidade de processamento de rejeitos e melhorias nos sistemas de desagregação, depuração e fracionamento.

Será fornecido um upgrade no sistema de descontaminação com um novo IntensaMaxx IM15 e uma reforma do tambor classificador existente para a tecnologia Intensa. Adicionalmente, a Voith fornecerá novos equipamentos para a etapa de depuração grossa: um FiberSorter FS4B, e um novo IntegraCombiSorter ICS13/100, o maior do mercado em capacidade nesta aplicação, e o primeiro fornecimento para o mercado sul-americano.

Além disso, a Voith também fornecerá um fracionador IntegraScreen, que permitirá uma melhor classificação das fibras por tamanho, contribuindo para a redução do consumo de energia na planta.

O aumento no consumo de papel embalagem nos últimos anos e a redução na qualidade da matéria-prima oferecida às empresas que produzem papel reciclado tem feito com que a Voith seja procurada para a instalação de sistemas mais eficientes e confiáveis para remover contaminantes e ampliar a capacidade de produção das plantas.

Parceira tecnológica das empresas fabricantes de papel ao redor do mundo, a Voith oferece a confiança necessária para os clientes e este foi um dos principais motivos que levaram a Irani a realizar a contratação.

“Esta é a terceira ampliação da capacidade de produção da nossa planta de aparas e mais uma vez escolhemos a Voith como nossa parceira, pois conhecemos o bom trabalho realizado e a solução está alinhada com nossa diretriz de crescimento sustentável”, diz João Santos, Gerente de Manutenção e Administrativo da fábrica de papel da Irani localizada em Vargem Bonita, SC.

Histórico do projeto: a planta de aparas foi projetada, inicialmente, para uma produção de 220 toneladas por dia (t/d) com um pulper de 40m³. Posteriormente, a produção foi aumentada para 370t/d. Após análise do potencial da planta existente no passado, com pequenas reformas, a Irani ampliou a produção para 470t/d. Com o último upgrade a ser realizado, a produção total será de 550t/d com potencial para 600t/d, com o mesmo desagregador do início.