ITB Berlin 2023 é marcada por forte participação brasileira

Foto: Divulgação AHK São Paulo

Com cerca de 5.500 expositores de 161 países, a edição de 2023 da ITB Berlin, feira líder mundial de viagens, manteve sua posição como a plataforma líder para a indústria global de turismo: foram registrados mais de 90 mil visitantes ao longo dos três dias de duração da feira.

Em um ano de grandes expectativas para o setor, a feira teve, pela primeira vez, foco nos clientes Business2Business (B2B). “A indústria do turismo tem demonstrado uma confiança incrível, apesar do desafiador panorama atual e das crises geopolíticas”, afirmou o Diretor Administrativo da Messe Berlin, Dirk Hoffmann.

O otimismo se refletiu também na participação brasileira na feira. Com 5 expositores nacionais, entre eles a Secretaria de Turismo dos Estados do Rio de Janeiro e do Ceará, o País contou ainda com 47 coexpositores no estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O saldo final foi positivo: O Brasil foi reconhecido pela feira como o melhor expositor na categoria América e Caribe.

Como era de se esperar, a presença de autoridades brasileiras também foi destaque. Estiveram presentes o Embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe; o atual Presidente da Embratur, Marcelo Freixo; e o Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca. Jaguaribe e Tutuca aproveitaram a oportunidade para reforçar a importância do papel da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo como intermediadora e parceira da ITB Berlin e de empresas brasileiras que queiram expor seus serviços e produtos na feira.

*A próxima edição da ITB Berlin acontecerá de 5 a 7 de março de 2024. Como representante oficial da feira no Brasil, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo oferece a aquisição de ingressos com desconto e o suporte necessário para sua participação. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mebds@ahkbrasil.com.