J.Macêdo digitaliza força de vendas com a ajuda das soluções CX da SAP

Foto: Divulgação SAP

A J.Macêdo, uma das maiores e mais respeitadas empresas de alimentos do Brasil, detentora de marcas como Dona Benta, Sol, Petybon e Boa Sorte, contou com a expertise e a tecnologia da SAP para digitalizar sua força de vendas e aprimorar o atendimento de seus clientes de todos os portes. Após ter instalado o SAP BW/4HANA para consolidar os dados de toda a empresa, a companhia adquiriu também a solução SAP Customer Experience para revolucionar a forma como realiza seus negócios.

“Em abril de 2020, começamos rapidamente a desenvolver um projeto interno para transformar a forma como nosso time comercial registrava as ordens de vendas e se relacionava com os clientes, projeto esse 100% de forma remota devido à pandemia. Engajamos nossos times comerciais e da área de TI, evitando a paralisação dos projetos”, explicou o Gerente Executivo de TI da J.Macêdo, Luciano Bortoluzzi. Com isso, as iniciativas não foram paralisadas e com trabalho em equipe conseguimos entregar aos vendedores uma solução ágil e que podia ser usada em qualquer dispositivo – celular, tablet, notebook.

“Agora, todos os dados estão concentrados numa plataforma só e com uma visão 360º: os itens disponíveis, os preços, tudo é preenchido de forma on-line, pois estamos integrados ao ERP. Temos 200 SKUs (Stock Keeping Unit) no nosso portfólio. Com algumas automatizações, conseguimos mostrar ao vendedor itens que ele não vendia, que o cliente não pedia, mas estão em nossa base e são importantes estar na prateleira de nosso cliente”, complementou.

Além disso, o relacionamento da J.Macêdo com os compradores melhorou graças à agilidade gerada pelas soluções, avaliou. Com plantas industriais e centros de distribuição em vários estados, além de uma força de vendas capilarizada por todo o país, a companhia teve, em 2021, uma receita líquida de R$ 2,4 bilhões, com crescimento de 23,2% em relação a 2020.

“Hoje em dia, informação é tudo no mundo dos negócios e, ao entregar para a força de vendas recursos para que eles acessassem as informações em tempo real, de qualquer lugar, por meio da nuvem, a J.Macêdo pôde prover excelência no atendimento aos clientes, com agilidade e transparência”, disse Murilo Costa, Vice-Presidente de CX da SAP Brasil. “Projetos de integração de dados como este demonstram onde está o verdadeiro poder da nuvem: o de transformar dados em inteligência e inteligência em negócios”.