Jogo online gratuito moderniza o aprendizado para despertar o interesse das crianças pela Ciência

Foto: Reprodução Gênios da Ciência

Com o objetivo de tornar o aprendizado da Ciência mais envolvente e divertido, o jogo educacional online “Gênios da Ciência” convida estudantes de 10 a 14 anos para aprender mais por meio de investigação e criatividade, aplicando o ciclo do pensamento científico.

Lançado em 2017, o jogo online do projeto Experimento 10+ da Fundação Siemens, foi desenvolvido em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e está em sua terceira edição. Ao todo, quase 4 mil estudantes já participaram da iniciativa e tiveram suas formações impactadas pela utilização da tecnologia como aliada do ensino fundamental.

O projeto Experimento 10+ já é realizado em três continentes e tem o objetivo de despertar o interesse das crianças pela Ciência. Para isso, disponibiliza caixas com ferramentas e instrumentos em diversas escolas para que os alunos, junto seus educadores, possam aprender mais sobre Ciência por meio de investigação e criatividade, aplicando o ciclo do pensamento científico.

Visando oferecer a mesma oportunidade para um número maior de crianças e de forma mais interativa, foi criado o jogo educacional “Gênios da Ciência”. A iniciativa é voltada para alunos do ensino fundamental com idades entre 10 e 14 anos que já participam de ações realizadas pela Fundação Siemens. Além disso, a participação também está aberta para alunos de outras escolas que tenham interesse no projeto.

A trajetória do jogador na plataforma inclui desafios nas áreas de Saúde, Energia e Meio Ambiente. Além das experiências online, os participantes terão acesso a experiências para serem realizadas em casa ou em sala de aula, sempre sob a supervisão de um responsável.

“Essa é uma ação inovadora, alinhada às principais tendências em educação. A missão é desmistificar a ciência, mostrar que ela não é coisa de laboratório e, sim, do dia a dia. Com o Gênios da Ciência – Experimento 10+, será possível simular os impactos de se desligar a energia elétrica de uma fábrica, por exemplo. O estudante terá que testar alternativas para resolver os problemas, não há resposta certa ou errada”, afirma Bianca Bozon Moreira Talassi, coordenadora da iniciativa e secretária executiva da Fundação Siemens no Brasil.

Campeonato

Para potencializar o engajamento dos estudantes e estimular o aprendizado, a iniciativa realizará adicionalmente um campeonato entre os dias 01 de agosto e 30 de novembro, para premiar o participante que atingir a maior pontuação.

“Temos muito orgulho dessa parceria com a Fundação Siemens, pois acreditamos no imenso potencial da digitalização como aliada da sala de aula. A gamificação é um potente recurso de aprendizagem, especialmente para a geração Z. Por isso, o Gênios da Ciência faz tanto sucesso, pois utiliza ferramentas digitais para estimular um aprendizado mais dinâmico e divertido”, afirmou Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Sustentabilidade na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

Para participar da ação é necessário se inscrever por meio do hotsite www.geniosdaciencia.com.br e seguir as instruções fornecidas na área de cadastro.