Knorr-Bremse apresenta soluções para impulsionar a digitalização do setor ferroviário

Foto: Divulgação Knorr-Bremse

A Knorr-Bremse está focada em impulsionar a digitalização do setor ferroviário. Juntamente com a Nexxiot, especialista suíça em inteligência de ativos, com sede em Zurique, a Knorr-Bremse está prestes a lançar no mercado um novo conjunto de produtos inteligentes para trens conectados de passageiros e de carga. Com estas soluções, a Knorr-Bremse está criando a base para modelos de negócios digitais de alto crescimento nas áreas de conectividade, soluções em nuvem e software como serviço.

Para desenvolver os produtos, os dois parceiros combinaram de forma inteligente a experiência em sistemas da Knorr-Bremse com a competência comprovada da Nexxiot em IoT. O fluxo de trabalho inovador, que envolve coletar dados operacionais, transferi-los para a nuvem e transformá-los em conhecimento útil, é baseado em três produtos:

– Nó Knorr-Bremse: O adaptador é conectado às unidades de controle de sistemas como frenagem, entrada, controle climático e sistemas de acoplamento, onde coleta dados sobre parâmetros como ruído , geolocalização, temperatura, consumo de energia e choques ou vibrações. Cada nó Knorr-Bremse envia os dados por Bluetooth para a segunda nova peça de hardware, o Knorr-Bremse Hub.

– Hub Knorr-Bremse: O Hub agrega os fluxos de dados dos nós conectados aos vários controladores do sistema e os envia para a Nuvem Nexxiot através da rede celular (no futuro, através do próprio ônibus do veículo ferroviário). Assim, o Knorr-Bremse Hub atua como porta de entrada entre os nós de dados e a nuvem.

– Serviços em nuvem: Inteligência artificial e algoritmos são usados ​​para analisar os fluxos de dados e transformá-los em insights específicos. Os clientes podem consultar informações sobre a localização, condição, desempenho, requisitos de manutenção e avarias potencialmente iminentes dos sistemas e componentes dos veículos através de painéis de fácil utilização – para que possam planear de forma mais eficiente a operação e gestão das suas frotas ferroviárias.

Em maio de 2022, a Knorr-Bremse investiu cerca de 60 milhões de euros na aquisição de uma participação minoritária estratégica na Nexxiot. As empresas também celebraram um acordo de cooperação abrangente para progredir rapidamente na digitalização e na conectividade no setor ferroviário, criando soluções avançadas – com o objetivo final de contribuir para uma mobilidade ferroviária sustentável, fiável e eficiente.

Dr. Nicolas Lange, Membro do Conselho Executivo da Knorr-Bremse AG com responsabilidade global pela divisão ferroviária comentou que “A indústria ferroviária está pedindo soluções que melhorem a eficiência de custos, a eficiência operacional e a confiabilidade. As tecnologias de digitalização e gestão de dados oferecem enormes oportunidades a este respeito. Com as soluções inteligentes que apresentamos com a Nexxiot, estamos a criar um novo nível de conectividade para os nossos sistemas de travagem e outros sistemas que ajudarão os nossos clientes a melhorar a produtividade, a disponibilidade e a pontualidade dos seus serviços ferroviários.”

Maximilian Eichhorn, vice-presidente de produtos digitais da Knorr-Bremse: “Em menos de 18 meses, nossa colaboração focada com a Nexxiot viu o desenvolvimento de produtos prontos para o mercado para equipar novas frotas de trens e modernizar frotas existentes. Entre outras coisas, seremos capazes de aproveitar o potencial dos dados operacionais em tempo real para fazer declarações precisas sobre a condição, o desempenho e os requisitos de manutenção dos nossos sistemas. Isto significa mais trens nos trilhos e menos trens nas oficinas – um grande benefício para nossos clientes.”

Stefan Kalmund, CEO da Nexxiot AG: “Juntas, Knorr-Bremse e Nexxiot estão moldando o futuro da indústria ferroviária. Nossa parceria ajudará a indústria a atingir níveis de eficiência e confiabilidade que já são considerados garantidos em outros segmentos de transporte. Como principal parceiro tecnológico, a Nexxiot tem orgulho de acompanhar a líder do mercado global Knorr-Bremse nesta jornada pioneira.”